Topo

Dicas para identificar problemas de visão nas crianças

Publicidade
Comente

Os olhos são partes do corpo muito sensíveis e que exigem cuidados desde o nascimento e devem se estender por todo o resto da vida. Muitas pessoas acham que os cuidados com os olhos devem ser tomados apenas quando eles apresentam algum problema, mas nestes casos a antecipação é a melhor solução para que as pessoas consigam evitar problemas sérios, e em alguns casos irreversíveis.

Um dos primeiros testes que devem ser feitos assim que a criança nasce é chamado teste do olhinho, que é tão importante quanto o famoso teste do pezinho. Este exame deve ser feito quando a criança ainda está na maternidade e consegue identificar seu o pequeno possui alguma doença que pode causar cegueira, catarata, glaucoma e tumor.

É importante que os pais estejam cientes que este exame realmente deve ser feito antes da criança deixar o local. Caso o médico não faça este exame, é importante que os pais cobrem o médico responsável ou o hospital, já que ele está previsto em lei.

identificar-problema-visao-criancas

Publicidade

Depois deste exame, existem alguns testes que podem ser feitos com a criança quando ela já está em casa para saber se realmente o olho dela não possui nenhum problema mais evidente. A dica dos especialistas é tirar uma foto com flash durante o primeiro mês de vida. Se a criança não sair com os olhos vermelhos, é recomendado que o pequeno seja levado para uma consulta ao oftalmologista.

Um outro problema que pode ser percebido pelos pais ou por qualquer outro adulto que conviva com a criança é o deslocamento da retina, que também é conhecido como estrabismo. Basta olhar para ver se as retinas dos olhos estão apontando para a mesma direção quando a criança está olhando para algo, de preferência para um ponto fixo que fique mais distante. Os médicos defendem que este é um problema que pode sim ser corrigido, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Mas ele precisa ser identificado cedo.

Em alguns casos, nem sempre o possível desalinhamento dos olhos pode significar alguma coisa mais grave. Em muitos bebês, principalmente nos asiáticos e nos mais gordinhos, a pálpebra cai um pouco sobre os olhos, não sendo motivo de preocupação. Se os pais tiverem dúvida, é melhor levar a criança ao oftalmologista.

Publicidade

O tratamento para problemas de estrabismo podem ser feitos tanto com uma técnica chamada tampão de olhos e até uma cirurgia, que hoje em dia não envolve tantos riscos e os pais podem ficar tranquilos porque o índice de sucesso é muito grande.

Um outro cuidado que os pais devem ter em relação à vista dos pequenos está relacionado com o sol. É muito importante que os pais consigam proteger os olhos dos pequenos do excesso da radiação UVA, que pode prejudicar os olhos, principalmente para as crianças que possuem os olhos mais claros, já que os escuros acabam tendo mais proteção.

A partir dos sete anos, quando a criança já começa a utilizar mais os olhos para as atividades escolares, é importante que os pais prestem atenção na forma como a criança enxerga. Por exemplo, se ela costuma fazer alguma careta ou franze a testa quando está tentando enxergar alguma coisa mais ao longe.

Um outro indicio de que algum problema pode estar acontecendo é quando elas coçam demais os olhos ou quando eles ficam muito vermelhos, ou ainda quando elas estão o tempo todo coçando os olhos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: