Topo

Dicas para as crianças voltarem à rotina depois das férias.

Publicidade
Comente

como-reorganizar-a-rotina-na-volta-as-aulasFérias é aquele período em que acordar tarde é permitido, ficar mais tempo no computador também e comer certas guloseimas também são coisas permitidas pelos pais. Mas as aulas estão voltando e junto com o ano letivo, a rotina deverá voltar na vida das crianças.

Veja algumas dicas de como colocar novamente as crianças na rotina sem que isso cause grande impacto no dia a dia da criança.

É uma boa dica para os pais fazerem as crianças começarem a acordar no mesmo horário que acordavam quando não estavam de férias. Isso deve começar mais ou menos duas semanas antes das aulas voltarem, para que a criança não sinta tanta dificuldade em voltar a acordar cedo.

Publicidade

Mas você pode se perguntar: “O que meu filho vai fazer acordando cedo e não tendo aula?”. Você pode ajudar seu filho a revisar a matéria do ano anterior para que ele já comece o novo ano letivo sabendo certas coisas que ele já havia esquecido do ano anterior.

Por exemplo, se seu filho não vai muito bem em matemática, no horário em que ele costumava ir para a escola, você senta com ele, revisa a matéria e faz exercícios e avaliações com ele, porém, tome cuidado para não cobrar de mais seu filho. Especialistas dizem que os pais que optarem por fazer isso com as crianças, devem dar muita atenção durante a realização das tarefas e que esse tempo não passe de duas horas.

Depois disso as brincadeiras estão liberadas, como vídeo game, jogo de futebol ou brincadeira com bonecas.

Publicidade

Colocar seu filho na cama no mesmo horário em que ele costumava dormir enquanto ainda estava estudando também é uma boa escolha a ser feita para que ele não estranhe os horários de dormir e acordar quando as aulas retornarem.

Manter os horários do café da manhã, do almoço e do jantar também é uma boa dica para que não haja estranhamento de seu filho com a “nova – velha” rotina, e isso implica em coloca-lo para fazer essas refeições nos mesmos horários que de costume e de preferência com toda a família reunida em volta da mesa, se for possível, claro.

Marcar um fim de semana de brincadeiras com os antigos coleguinhas de seu filho e que vão ser os mesmos deste ano também é importante, pois as férias trás um certo distanciamento entre as crianças e esse encontro fará com que seu filho volte a socializar melhor com os antigos coleguinhas de classe, caso eles sejam os mesmos deste ano.

As dicas acima são muito indicadas por psicólogos que estudam a mente das crianças, principalmente nesta época conturbada, de final de férias e inicio das aulas, mas saiba que seu filho ainda está de férias e mesmo que você faça ele voltar a rotina, deixe ele brincar, correr, comer guloseimas, pois as férias estão acabando e a rotina voltará com tudo dentro de algumas semanas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: