Desenhos de Sítio do Picapau Amarelo

Desenhos de Sítio do Picapau Amarelo

Sítio do Picapau Amarelo é uma das mais importantes obras literárias brasileiras, escrita por Monteiro Lobato, considerado um dos maiores autores da língua portuguesa. As histórias acabaram se tornando uma série de televisão, que inclusive ganhou algumas releituras com o passar do tempo. O Sítio também acabou virando uma série de desenhos animado.

A estreia do desenho do Sítio do Picapau Amarelo aconteceu na Rede Globo, no dia 7 de janeiro de 2012. A animação foi uma parceria entre a emissora carioca e a empresa Mixer. Todas as histórias que foram trabalhadas na série animada do Sítio foram baseadas no livro Reinações de Narizinho, publicada originalmente no ano de 1931.

A série animada foi bastante elogiada quando estreou na televisão aberta, especialmente pela opção dos criadores que se utilizaram de uma técnica chamada de “cut out”, a mesma utilizada em grandes sucessos como A Mansão Foster para Amigos Imaginários. Além disso a trama dos desenhos animados acabou apresentando algumas diferenças quando comparado com as histórias dos livros e da série de televisão com atores de verdade.

Uma das principais preocupações era eliminar algumas das principais polêmicas que envolviam o Sítio. Muitas pessoas acreditavam que as tramas originais de Monteiro Lobato eram violentas demais em determinadas situações. Além disso, a representação da Cuca, principal vilã da trama, também era considerada muito assustadora para determinadas faixas etárias.

Portanto o desenho do Sítio do Picapau Amarelo acabou eliminando algumas cenas de ação, tais como violência, lutas, tiros, etc. Outra polêmica que acabou sendo deixada de fora eram as referências “escravocratas” a personagem de Tia Nastácia, que também já foram duramente criticadas na obra do autor.

A animação do Sítio conta com praticamente todos os personagens da trama original, sendo que a líder continua sendo a boneca de pano Emília. Completam o elenco o Visconde de Sabugosa, a Narizinho, o Pedrinho, a Dona Benta, a Tia Nastácia, o Rabicó e a Cuca.