Topo

Por que as grávidas têm desejos bizarros?

Entenda os motivos e confira alguns dos mais estranhos que já foram registrados.
Publicidade
Comente

Uma das características das mulheres grávidas que acabou se tornando uma marca bastante conhecida é o fato de que elas acabam tendo desejos de comer bastante estranhos. Quem não passou por isso conhece pelo menos uma mulher próxima que acabou contando a história de que, quando estava grávida, acabou sentindo o desejo de comer alguma coisa muito estranha. 

Por que as grávidas têm desejos bizarros?

Os desejos estranhos podem atingir os mais variados patamares, começando pelos mais simples, que basicamente fazem com que essas mulheres tenham o desejo de comer determinados tipos de alimentos e itens e que não costumam fazer parte da sua alimentação no dia a dia.  

Depois partimos para desejos um pouco mais diferentes, que são aqueles que ainda permanecem dentro do segmento de alimentos, mas em combinações que acabam sendo realmente bem diferentes daquelas que normalmente as pessoas fazem para a sua rotina alimentar, como misturar hambúrguer com doce, sorvete com picles.

Publicidade

Mas ainda existem categorias de desejos que acabam se tornando ainda mais estranhos, como quando as pessoas que sentem vontade de comer itens que nem mesmo podem ser considerados como alimentos. É o caso de mulheres que acabam tendo um desejo muito forte de consumir produtos feitos de barro, ou ainda coisas feitas de areia.

Mas, afinal de contas, por que as mulheres grávidas acabam sentindo este tipo de desejo?

Diversas explicações

A ciência ainda não tem uma explicação considerada como aceita e definitiva sobre o tema, mas existem diversas pesquisar que podem acabar indiciando alguma explicação sobre estes motivos. Um deles está relacionado a aspectos culturais, indicando que nem todas as culturas acabam sentindo estes mesmos desejos da mesma forma. 

Publicidade

Em algumas pesquisas feitas, por exemplo, dados indicam quem em países que não falam inglês, como no Japão, o alimento mais citado pelas gestantes era o arroz, algo que não aparece em outros locais. Portanto, os aspectos locais acabam impactando diretamente nestes desejos. 

Uma outra hipótese que já foi investigada pelos pesquisadores indica que essas vontades de consumir determinados alimentos estariam diretamente relacionados aos nutrientes que são mais importantes para as mulheres grávidas. Mas estudos que já foram feitos partindo deste princípio acabaram encontrando dados que não corroboravam a hipótese. 

A hipótese que atualmente a ciência considerada como sendo a mais plausível para explicar essas vontades é o fato de que o organismo das mulheres, naqueles momentos, podem estar sentindo a falta de determinados nutrientes que podem ser identificados em alguns alimentos ou alguns objetos. 

Existe também uma outra possível explicação que já foi considerada em determinadas pesquisas e que indicam a possibilidade de que as mulheres tenham mais vontade de comer alimentos que são considerados como “proibidos” para elas. Nesta categoria poderiam acabar entrando aquelas categorias de alimentos que acabam sendo proibidos em função da indicação dos médicos, como sushi (em virtude do peixe cru), frios e outros alimentos que podem levar a um grande aumento de peso, como chocolate. 

Desejos de grávidas mais estranhos que já foram registrados

Grama – Existem diversos casos de mulheres que já afirmaram ter uma grande vontade de consumir grama quando estavam grávidas. Isso acaba surgindo, provavelmente, diante de uma falta de determinados nutrientes que o organismo da mulher possa estar tendo de verduras e folhas verdes de uma forma geral;

Carvão – Uma outra vontade que é bastante comum entre as mulheres que estão grávidas é o consumo do carvão. Mesmo que seja algo que não é consumido pelas pessoas, o carvão é um mineral que acaba tendo um impacto significativo na alimentação, pois ao ser utilizado para o preparo de determinados alimentos, como carne, deixa um gosto e um odor muito característico;

Giz – Esse realmente acaba sendo um tipo de desejo que a ciência acaba tendo uma grande dificuldade de explicar, mas o giz também acaba aparecendo com uma certa frequência na lista de coisas que as pessoas grávidas querem comer no dia a dia;

Terra - A terra também está entre estes itens, considerados inclusive perigosos se realmente forem consumidos pelas pessoas.  Mas o fato é que a areia também costuma despertar o interesse das crianças, indicando que, possivelmente, o organismo acaba identificando neste componente, que também acaba tendo uma origem mineral, algo que possa suprir determinada carência. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: