Topo

Estudante narra como fazer miojo em prova do Enem

Redação do ENEM é um dos momentos mais marcantes e temidos deste exame nacional. Veja o que o estudante fez ao narrar como fazer um miojo na sua dissertação
Publicidade
Comente

O ensino no Brasil é muito questionado por toda a população. Apesar do nível de analfabetismo ter caído, ainda há altos níveis de analfabetismo funcional, ou seja, as pessoas que não sabiam ler, aprenderam, mas não entendem o que está escrito. Em outras palavras, boa parte da sociedade brasileira não sabe interpretar um artigo.

De todo o modo, a culpa desse atraso cultural não é dos estudantes, pois o governo não incentiva o ensino no nosso país. Os professores são mal remunerados e as escolas não retêm os alunos que não se saíram bem ao longo do ano.

Para verificar o nível de ensino nos colégios, o governo do Fernando Henrique Cardoso criou um exame a ser aplicado pelos alunos do colegial.

O que é o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio tem mais de 10 anos de vida e vem servindo como base para o governo saber quais são as melhores escolas do Brasil, quais devem melhorar, etc. Além disso, atualmente ela serve como vestibular para muitas faculdades, principalmente as federais.

O exame é realizado em 2 dias, separando as disciplinas e somando 180 questões no total. Além disso, há também uma redação, que é conhecida pela sua imprevisibilidade.

Como funciona a redação no ENEM

Para verificar a capacidade de interpretar textos e libertar as asas da imaginação, o segundo dia do ENEM apresenta a redação. O governo dá uma página com diversas informações sobre um determinado assunto para que o aluno leia e tenha uma noção do que escreverá.

O texto deve ser escrito em formato dissertativo argumentativo, portanto é ideal que o mesmo seja dividido em: introdução, desenvolvimento e conclusão. No desenvolvimento, quanto mais argumentos fortes o redator der, melhor é. Usar contrapontos estratégicos também é ótimo para aguçar a mente do leitor.

A redação do ENEM tem um nome próprio na boca dos estudantes: reda-sena. Sua origem vem da Mega Sena, o principal jogo das loterias Caixa, pois nenhum candidato sabe quanto vai tirar de nota, podendo ser muito mais alta do que esperava ou muito mais baixa.

Redação com receita de miojo no ENEMRedação Miojo ENEM

No ENEM 2012, as redações obtiveram notas muito esquisitas que levaram alguns milhares de alunos a realizar abaixo-assinado ou, até mesmo, entrar na justiça pedindo revisão. Agora que as redações foram liberadas, diversos casos marcantes estão sendo publicados.

Um que chocou o Brasil e parece até piada, foi a redação da pessoa que escreveu sobre como fazer miojo, dando o passo-a-passo dentro da sua redação. Surpreendentemente, ele conseguiu pontuação 560! Os responsáveis pelo ENEM disseram que ele não fugiu do assunto proposto (imigração ilegal), é mole?

Motivo de o aluno ter escrito a receita do miojo no ENEM

O escritor conseguiu provar algo que ele próprio e toda a população suspeitavam: os professores não leem texto por texto. São milhões de redações a serem corrigidas em menos de 2 meses, então como fazer?

Para provar que eles não liam todas, o aluno colocou a receita do miojo no meio da dissertação e atingiu seu objetivo. Era para a sua redação ser anulada, em contrapartida ele conseguiu 560 pontos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: