Topo

7 gestos que parecem comuns, mas podem criar "problemas" em alguns lugares

Confira alguns dos gestos que parecem comuns no dia a dia, mas podem causar "problemas" para quem decidir usá-los em determinados lugares do mundo. 7 gestos que parecem comuns, mas podem criar "problemas" em alguns lugares
Publicidade
Comente

Muito usados na comunicação, os gestos são ações normalmente comuns no dia a dia da maioria das pessoas. Isso porque boa parte das pessoas costuma falar gesticulando e transmitindo a mensagem não só pela voz, mas também por meio das “expressões” corporais.

Sabemos, porém, que certos sinais não devem ser feito em qualquer ambiente aqui no Brasil, só que muitos não fazem ideia do que alguns desses gestos podem significar também em outros lugares do mundo. Saiba que em alguns casos você pode acabar “encrencado” se fizer sinais comuns que são “indevidos” em determinadas regiões ou ocasiões. A seguir você confere alguns exemplos. Veja!

Gestos que parecem comum, mas ninguém deveria fazer em qualquer lugar

Dar tchau

Gestos com a mão Dar tchau

Aqui no Brasil e alguns outros países, o ato de mostrar a palma da mão é sinal de que alguém está se despedindo ou pedindo para parar. Se algum dia visitar a Grécia, no entanto, talvez queira evitar fazer esse simples gesto, pois nesse país, o sinal é algo ofensivo, uma vez que lembra o período de escravidão.

Aperto de mão usando apenas um braço

Gestos com a mão aperto

Publicidade

Apertar a mão de alguém para cumprimentar usando apenas um braço faz parte da cultura de diversos países, sendo algo muito comum para nós, brasileiros. Porém na Coréia do Sul isso não existe, para os coreanos, cumprimentar alguém com esse gesto é considerado rude. No país, o correto é a mão esquerda apoiar o braço direito durante o aperto de mão.

Sinal de positivo

7 gestos que parecem comuns, mas podem criar

Em vários países esse gesto de levantar apenas o polegar é sinônimo de aprovação, mas não na Tailândia. No país, esse sinal tem o significado oposto, ele é feito quando algo não está de acordo. Já em Bangladesh e no Irã, fazer esse gesto é algo muito ofensivo e deve ser evitado ao máximo.

Isso porque no lugar, esse simples gesto, corresponde a mostrar o dedo do meio. Já no Japão, o gesto não é recomendado para homens héteros, pois significa “namorado”.

Cruzar os dedos

Gestos com a mão cruzar dedos

Publicidade

Aqui no Brasil e em outros países, o ato de cruzar os dedos significa que alguém está te desejando boa sorte. Mas esse mesmo gesto no Vietnã tem um significado diferente, lá esse gesto é algo obsceno, principalmente se for feito quando se está dirigindo ou olhando para uma mulher, isso porque para eles o gesto é parecido com o órgão genital feminino.

Gesto da banana

Gestos com a mão banana

O gesto da banana é quando se coloca o punho no cotovelo enquanto levanta o outro punho para frente. Em várias partes do mundo ele não é visto como um sinal positivo. Em muitos países, o gesto é feito, principalmente por pessoas que gostam de futebol e querem ofender os adversários.

“Ok”

Gestos com a mão ok

Veja também:

Fazer o sinal de OK, fazendo um círculo usando o dedo polegar e o indicador, significa “ok” ou “tudo bem” em vários lugares do mundo, como nos Estados Unidos. Esse mesmo gesto também é utilizado por mergulhadores para dizer que não existe problema. Porém em muitos países da América Latina ele é considerado obsceno. Além disso, na França, por exemplo, o sinal pode significar zero.

Chamar com o indicador

Gestos com a mão chamar com indicador

Chamar alguém usando o dedo indicador é muito comum por aqui, mas em vários países asiáticos, esse gesto não é recomendado. Nas Filipinas esse mesmo sinal é feito quando se chama cachorros, por isso não utilizam o gesto para pessoas, sendo visto como depreciativo, e significa que quem está fazendo a gesticulação se considera superior.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: