Yona Magalhães

Essa celebridade já foi acessada por 3844 pessoas.

1.00 / 5 - 1
Comente
Nome completo:
Yona Magalhães
Data de nascimento:
07/08/1935

Biografia

A carioca Yoná Magalhães Gonçalves Mendes da Costa, nascida em 07 de agosto de 1935, começou a mostrar seu talento ao mundo logo aos dezenove anos de idade, nas ondas do rádio e também com alguns papéis na TV Tupi. Devido ao grande esforço e dedicação, sua carreira ganhou notoriedade, com diversos trabalhos marcantes no cinema, teatro e televisão.


Nos palcos, Yoná atuou ao lado de grandes artistas e autores, como Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Miguel Falabella e Pedro Bloch. Entre as peças que encenou, os destaques ficam por conta de “A Partilha”, “Vestido de Noiva”, “Os Inimigos Não Mandam Flores” e “Balbina de Inhansá”. Já no cinema, seus trabalhos de maior relevância foram “Alegria de Viver”, “Pista de Grama”, “Society em Baby Doll” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, do diretor Glauber Rocha.


Mas foi no mundo das novelas mesmo que Yoná Magalhães se destacou e fixou para sempre personagens memoráveis na mente de milhares de telespectadores. Seu primeiro trabalho de teledramaturgia foi “Eu Compro Essa Mulher”, de 1966, em que, ao lado de Carlos Alberto, viveu o primeiro par romântico da emissora Globo.


“Saramandaia” (1976), “Roque Santeiro” (1985) e “Tieta” (1989) foram alguns dos trabalhos de maior visibilidade de Yoná Magalhães, cujo currículo conta com a participação em mais de 40 novelas.


Recentemente, a atriz participou de “Paraíso Tropical” (2007), no papel de Virgínia, golpista e participante de brigas marcantes com Iracema, síndica do condomínio onde morava; “Negócio da China” (2008), interpretando a Suzete, mãe da protagonista Lívia, e “Cama de Gato” (2009) quando deu vida à vigarista Adalgísia Monteiro de Brito.


Em 2013, Yoná interpreta a Glória da novela “Sangue Bom”. Controladora e cheia de orgulho, a personagem ignora a situação decadente de sua família e vive em pé de guerra com sua nora Brenda e seus filhos Xande e Tábata.








Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!