Rosamaria Murtinho

Essa celebridade já foi acessada por 2178 pessoas.

Comente
Nome completo:
Rosa Maria Pereira Murtinho
Data de nascimento:
24/10/1935

Biografia

Rosa Maria Pereira Murtinho nasceu no dia 24 de outubro de 1935 em Belém, no estado do Pará. Filha do engenheiro agrônomo carioca Frederico Murtinho Braga e Maria do Carmo, quando criança mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi criada. Mais tarde, morou um ano nos Estados Unidos.


Quando estava se preparando para estudar Direito, aos 18 anos de idade, foi chamada para atuar em uma peça teatral amadora, no lugar de uma atriz que estava doente. Sem antes ter apresentado interesse pelas artes, seu talento se destacou e ela acabou se apaixonando pelos palcos.


Com destaque no grupo amador, foi convidada a trabalhar em Portugal, assim a atriz começou sua carreira internacional. Em 1955, retornou ao Brasil para fazer carreira nacional e estreou na televisão atuando em paralelo com o “Teatro dos Sete”. Nessa época, participou do programa “Câmera Um”, de Jacy Campos. Depois, a atriz saiu do Rio de Janeiro e foi para São Paulo, onde esteve em grandes peças, como “O canto da cotovia”, “A Rosa tatuada” e “Manequim”. Foi em uma dessas montagens que Rosamaria veio a conhecer Mauro Mendonça, com quem se casou em 1959 e teve um filho, Mauro Mendonça Filho, um dos diretores da Rede Globo.


Rosa Maria Murtinho trabalhou ao lado de grandes artistas na TV Tupi, e em 1964 foi uma das primeiras atrizes contratadas pela TV Excelsior. Em São Paulo, trabalhou em telenovelas como, “A moça que veio de longe”, que foi um marco em sua carreira. Atuou em novelas como “Os estranhos”, “Sangue do meu sangue” e “A muralha”. Estreou na Rede Globo em 1972 atuando em “O Primeiro Amor”. Foi trabalhar na TV Manchete no fim da década de 1980, onde atuou em “Kananga do Japão” e “Pantanale” e, em seguida, retornou à Rede Globo.


Entre seus papéis de destaque estão a personagem Zuleica de “Pantanal”, em 1990; Romana em a “Próxima Vítima”, em 1995; Margot em “Vila Madalena”, em 1999; Carlota em “Estrela-Guia”, em 2001; Margot em “Chocolate com Pimenta” em 2003 e Otília de “Sete Pecados” em 2007. Atualmente a artista, que está na dramaturgia há 50 anos, faz parte do elenco da trama global do horário nobre Amor à Vida, interpretando a interesseira Tamara.








Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!