Laura Cardoso

Essa celebridade já foi acessada por 3993 pessoas.

Comente
Nome completo:
Laura Cardoso
Significado do nome:
Latim, significa coroa de folhas de louro. Diminutivo Laurita. Variante Lauriana. Nome de pessoas que se deixam dominar por sentimentos contraditórios. Preocupa-as a opinião dos outros, e são muito seletivas ao escolher companheiros, seja no jogo, no trabalho ou para toda a vida. Às vezes uma radical solidão os detêm.
Data de nascimento:
13/09/1927

Biografia

Laura Cardoso, considerada uma das melhores atrizes de teatro, cinema e televisão do Brasil, nasceu em São Paulo no dia 13 de setembro de 1927. Filha, neta e bisneta de portugueses, ela é também uma das pioneiras da teledramaturgia brasileira e completou recentemente 70 anos de carreira, o que rendeu a ela várias homenagens em 2012.


Os primeiros passos de Laura como atriz foram desde pequena, quando tinha 6 anos e já brincava de teatro. A primeira experiência profissional, no entanto, veio apenas aos 14, idade em que fez o primeiro teste para atuar no rádio. Neste veículo de comunicação, atuou na Tupi e Difusora, onde conheceu Fernando Baleroni, com quem se casou e teve duas filhas.


A primeira experiência de Laura na televisão ocorreu em 1952, quando atuou no programa “Tribunal do Coração”. O seu sucesso, a partir de então, cresceu exponencialmente e a atriz passou a receber convites para as suas primeiras novelas, entre elas o grande destaque “Um Lugar ao Sol” (1959).


Se por um lado a TV Tupi revelou o talento de Laura, por outro foi na TV Globo que ela se consolidou. Na emissora carioca, a atriz passou a contracenar com outros grandes artistas da época e ganhou papéis de destaque, como nas novelas “Mulheres de Areia” (1993), “Irmãos Coragem” (1995), “Salsa e Merengue” (1996), entre diversos outros.


Laura recebeu alguns prêmios pelo reconhecimento do seu trabalho. Venceu por duas vezes a categoria de “Melhor Atriz” no Troféu Imprensa dos anos de 1961 e 1977, além do Prêmio APCA de 1995 pela sua atuação em “Irmãos Coragem”. Em 2006, ela foi condecorada com a Ordem do Mérito Cultural, uma homenagem do governo do país pelo seu trabalho no cinema, na televisão e no teatro.


Atualmente a atriz, que tem em seu currículo mais de 70 trabalhos na TV e 25 no cinema, participa de Flor do Caribe, a novela das 18h da Rede Globo.








Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!