Juca De Oliveira

Essa celebridade já foi acessada por 2065 pessoas.

Comente
Nome completo:
Juca De Oliveira
Data de nascimento:
16/03/1935

Biografia

Juca de Oliveira é um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira. Ator e escritor, Juca é paulista de São Roque, onde nasceu no dia 16 de março de 1935.


O dramaturgo chegou a estudar Direito, na Universidade de São Paulo (USP), porém, abandonou o curso devido à sua paixão pelas artes cênicas. Ainda jovem ingressou na Escola de Arte Dramática de São Paulo, onde conheceu Gloria Menezes, Aracy Balabanian e outros artistas que viriam a ser companheiros de trabalho.


Iniciou seu trabalho como ator no consagrado Teatro Brasileiro de Comédia, onde participou de muitas montagens, como as famosas peças teatrais O Pagador de Promessas e A Morte do Caixeiro Viajante. Alguns anos depois passou a integrar o Teatro de Arena, onde atuou na famosa peça de Gianfracesco Guarnieri, Eles Não Usam Black-tie. Juca também foi militante político e participava de movimentos de esquerda, chegando a se exilar na Bolívia.


Os primeiros trabalhos na televisão vieram com a sua entrada na TV Tupi, participando de programas como Essa Noite se Improvisa e Em Moeda Corrente do País – como parceiro de Vida Alves. O sucesso e a popularidade de Juca vieram na década de 1970, com a novela Nino, o Italiano – que lhe rendeu o Troféu Imprensa como Melhor Ator daquele ano. Ainda na mesma época, Juca foi convidado para atuar na Rede Globo, tornando-se um dos nomes mais consagrados da TV brasileira até hoje. Também chegou a trabalhar em outras emissoras de TV, como SBT e Bandeirantes. A confirmação do talento do ator aconteceu em 1984, quando viveu o personagem Sérgio, na famosa peça teatral De Braços Abertos, de Maria Adelaide Amaral.


Apesar do intenso trabalho na televisão, o dramaturgo nunca abandonou sua paixão pelo teatro, participando sempre de projetos paralelos, interpretando e dirigindo peças por todo o Brasil. Ao todo, Juca trabalhou em mais de 60 peças teatrais. Em 2012, o ator foi Santiago, na trama global Avenida Brasil. Atualmente, Juca de Oliveira está no elenco da trama das 18h da Rede Globo, Flor do Caribe – na qual interpreta o personagem Samuel, que faz parte do núcleo principal da trama.








Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!