João Emanuel Carneiro

Essa celebridade já foi acessada por 2198 pessoas.

Comente
Nome completo:
João Emanuel Carneiro
Data de nascimento:
17/02/1970

Biografia

É um roteirista, diretor de cinema e autor de telenovelas brasileiro. Começou a colaborar aos quatorze anos com o cartunista Ziraldo roteirizando histórias em quadrinhos.

Aos vinte e dois, ele foi premiado como roteirista do curta-metragem Zero a Zero e optou definitivamente por esta profissão. Além deste, ele também colaborou nos roteiros de filmes como Central do Brasil, O Primeiro Dia, Cronicamente Inviável, Orfeu, Deus é brasileiro e Castelo Rá-Tim-Bum. Na TV, foi colaborador de Maria Adelaide Amaral nas minisséries A Muralha (2000) e Os Maias (2001) e de Euclydes Marinho na novela Desejos de Mulher (2002).

A primeira novela como autor titular foi Da Cor do Pecado (2004), na qual contou com supervisão de texto do renomado novelista Sílvio de Abreu. Da Cor do Pecado foi um grande sucesso, a maior audiência entre as novelas das sete desde A Viagem, de Ivani Ribeiro, em (1994). O sucesso rendeu 43 pontos de média geral para a novela, audiência digna de novela das 21h.

Em 2006 escreveu Cobras e Lagartos, levada ao ar em substituição à fracassada Bang Bang, de Mário Prata. Teve a missão, bem-sucedida, de recuperar a audiência perdida para a concorrente TV Record, que ganhava com o sucesso Prova de Amor, de Tiago Santiago, ex-colaborador em textos de novelas globais. E conseguiu, a novela fechou com 39 pontos de média geral, sendo assim a segunda maior audiência do horário das 19h deste século, perdendo apenas para Da Cor do Pecado, a novela do mesmo autor.

Em 2008, escreveu a novela A Favorita, sua primeira novela das 21h, que teve 197 capítulos, acabando em 16 de janeiro. A promoção de horário deve-se ao fato que ter feito os dois maiores sucessos da década no horário das sete: Da Cor do Pecado e Cobras e Lagartos.

Supervisionou pela primeira vez uma novela em 2009:Cama de Gato, novela de Thelma Guedes e Duca Rachid no horário das seis.

João Emanuel Carneiro é meio-irmão da atriz Cláudia Ohana e filho da escritora, antropóloga e crítica de arte Lélia Coelho Frota.

Em 2012, escreveu Avenida Brasil (telenovela), um sucesso que monopolizou o país com a implacável saga de Nina (Débora Falabella), uma jovem que arquiteta um plano de vingança contra sua ex-madrasta, Carmem Lúcia (Adriana Esteves), responsável pela morte de seu pai e por tê-la abandonado no lixão. Eleito no mesmo ano pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano.








Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!