Fernanda Montenegro

Essa celebridade já foi acessada por 838 pessoas.

Comente
Nome completo:
Arlette Pinheiro Esteves Torres
Data de nascimento:
16/10/1929

Biografia

Fernanda Montenegro é o nome artístico de Arlette Pinheiro Esteves Torres, atriz consagrada pela crítica e pelo público como uma das maiores do teatro, cinema e televisão de todos os tempos, sendo premiada diversas vezes por seus trabalhos. É a primeira atriz latino americana e a única brasileira indicada ao Oscar de melhor atriz.


Nasceu no dia 16 de outubro de 1929 no Rio de Janeiro, filha de uma dona de casa e de um mecânico. Sua carreira no teatro teve início em 1950 na peça “Alegres Canções nas montanhas”, onde dividiu o palco com Fernando Torres, que, mais tarde, se tronou seu marido. Da união nasceram dois filhos, a também atriz Fernanda Torres e o cenógrafo e diretor Cláudio Torres.


Ainda no teatro, a atriz participou de dezenas de espetáculos sempre dividindo o palco com artistas consagrados. Entre os sucessos interpretados por ela destacam-se “O Mambembe” (1959) e “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant” (1982). 


No cinema, teve sua estreia em 1964 com o filme “A falecida”. Participou ainda dos longas-metragens “Eles não usam Black-tie” (1981), “O que é isso companheiro?” (1997), “Central do Brasil” (1998), “O outro lado da rua” (2004), entre várias outras produções. Por suas atuações, a atriz ganhou cinco vezes o Prêmio Moliére, além do Urso de Prata de melhor atriz no Festival de Berlim pelo filme “Central do Brasil”, trabalho que também lhe rendeu indicações ao Oscar de melhor atriz e ao Globo de Ouro na mesma categoria.


No ano de 1951, foi a primeira atriz contratada pela extinta TV Tupi, onde participou de centenas de teleteatros e em pouco tempo ficou conhecida nacionalmente. Trabalhou em telenovelas na extinta TV Excelsior, na TV Rio e na Rede Record. Estreou na Rede Globo em 1981, na novela “Baila Comigo” e desde então não parou mais, atuando em dezenas de novelas, minisséries e especiais, e dando vida a personagens marcantes.


Atualmente, com 83 anos, a atriz faz parte do elenco de Saramandaia, a novela das onze da Rede Globo. Na trama, Fernanda vive Candinha Rosado, a matriarca da família Rosado que, no passado, teve que abrir mão de seu grande amor Tibério Vilar, devido à eterna guerra entre as duas famílias.









Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!