Elizabeth Savalla

Essa celebridade já foi acessada por 5895 pessoas.

5.00 / 5 - 2
Comente
Nome completo:
Elizabeth Savalla Casquel
Data de nascimento:
23/11/1954

Biografia

Elizabeth Savalla Casquel nasceu na cidade de São Paulo, em 23 de novembro de 1954. Na capital paulista estudou no Liceu Eduardo Prado e foi indicada, pela atriz Lourdes de Moraes, para estudar no berço de muitos artistas, a Escola de Artes Dramáticas de São Paulo.


Seu primeiro trabalho foi na TV Cultura, onde fez uma aparição, em novembro de 1975. Já no teatro a primeira oportunidade surgiu no espetáculo “A Casa Fechada” em 1972. Foi tão bem sucedida, que, mesmo morando em São Paulo, conseguiu um espaço na TV Globo do Rio de Janeiro, onde começou no mesmo ano com um papel na premiada novela “Gabriela”.


Na Rede Globo de Televisão participou de muitas novelas, como “O Grito” de 1975; “Estúpido Cupido” de 1976; “O Astro” 1977; “Pai Herói” 1979; “Plumas e Paetês”; “O Homem Proibido”; “Pão Pão, Beijo Beijo”; “Partido Alto”; “De Quina Pra Lua”; “Hipertensão”; “Meu Marido”; “Sex Appeal”; “Quatro Por Quatro”; “Quem é Você?”; “A Justiceira”; “A Padroeira” de 2001; “Chocolate com Pimenta” de 2003; em 2005 “Alma Gêmea” e em 2013 “Amor à Vida”, em que interpreta a ex-chacrete Márcia.


Alguns dos personagens mais marcantes vividos por Elizabeth Savalla em novelas foram a Lili de “O Astro”; Bruna, a vilã de “Pão Pão Beijo Beijo”; a beata Imaculada de Avelar de “A Padroeira”; Jezebel de “Chocolate com Pimenta”; “Agnes de Alma Gêmea”; Socorro de “Caras & Bocas” e Minerva de “Morde & Assopra”.


No teatro obteve sucesso com o espetáculo “Pigmaleoa” e depois se dedicou a produção de peças teatrais criando o ESCA (Elizabeth Savala & Camilo Áttila) com o intuito de adaptar e produzir textos para o teatro.


Uma das artistas mais consagradas da TV brasileira, em 1976, Elizabeth Savalla venceu o APCA como Melhor Revelação da Televisão pela novela “Gabriela”. Em 1975 conquistou um Troféu Imprensa como Personalidade Feminina e, em 2002, foi indicada na categoria Melhor Atriz Coadjuvante do Prêmio da revista Contigo.


Na vida pessoal, a atriz vive uma relação estável desde 1986 com o produtor teatral e arquiteto Camilo Átila.








Comentários (2) Postar um Comentário

Eliel Carvalho Magalhães Galvão comentou:

oi amiga como vai

Eliel Carvalho Magalhães Galvão comentou:

maravilha