Dira Paes

Essa celebridade já foi acessada por 2528 pessoas.

Comente
Nome completo:
Dira Paes

Biografia

A atriz Dira Paes é uma fiel representante da mulher brasileira: bonita e guerreira. Nascida em 30 de junho de 1969 na cidade de Abaetetuba, interior do Pará, ela foi cedo para a capital do estado, Belém, em busca do sonho de ser atriz.


Dira começou a carreira em 1984, no cinema, em uma produção internacional: “The Esmerald Florest”, em português, “A Floresta de Esmeralda”, dirigido pelo cineasta britânico John Boorman.


A partir desse filme, que lhe rendeu grande reconhecimento, ela fez mais quatro longas-metragens antes de chegar à TV, na pele da personagem Nina, da novela “Araponga”, da Rede Globo, em 1990. A trama foi escrita por Dias Gomes, Lauro César Muniz e Ferreira Gullar.


Cinco anos depois de sua estreia na teledramaturgia, a atriz interpretou Potira, na reedição de “Irmãos Coragem”. Depois disso, teve papéis na série “Chiquinha Gonzaga” e na novela “Força de um Desejo”, que foi ao ar às 6 da tarde.


Um de seus personagens de maior sucesso foi Solineuza, na série “A Diarista”, ao lado de Cláudia Rodrigues. Desde então, Dira Paes passou a fazer muitas outras personagens engraçadas na telinha, como Gisele, em “Casos e Acasos” e Norminha, em “Caminho das Índias”.


Mas seu talento não se restringe ao humor. Ela viveu figuras mais sérias no cinema, mostrando toda a sua versatilidade como atriz. Em “Amarelo Manga”, interpretando Kika, conquistou o Festival de Brasília e o Grande Prêmio BR de Cinema na categoria Melhor Atriz. E em “Baixio das Bestas”, como Bela, faturou o de Melhor Atriz Coadjuvante, outra vez no Festival de Brasília.


Sabendo do potencial artístico de sua terra, Dira Paes é idealizadora e diretora do Festival de Belém do Cinema Brasileiro, além de levar adiante vários projetos sociais, como associada do Movimento dos Direitos Humanos.


Atualmente Dira vive Lucimar na nova novela das 9, “Salve Jorge”.








Comentários (1) Postar um Comentário

Izabela Brustolon comentou:

Olha Dira sou seu fã e gosto muito da sua pessoa. Beijo carinhoso do Dénio