Ary Fontoura

Essa celebridade já foi acessada por 3255 pessoas.

Comente
Nome completo:
Ary Fontoura
Data de nascimento:
27/01/1933

Biografia

Nascido em 27 de janeiro de 1933, na cidade de Curitiba, Ary Beira Fontoura é um verdadeiro ícone da dramaturgia brasileira. Em sua extensa carreira, com participação em mais de 40 novelas na Rede Globo, vários personagens ficaram gravados para sempre no imaginário popular, como o Aristóbolo, de “Saramandaia”; o prefeito Florindo Abelha, de “Roque Santeiro”; o coronel Artur da Tapitanga, em “Tieta”; e o Silveirinha, de “A Indomada”.


O talento para representar se manifestou cedo nas veias de Ary Fontoura. Já aos quatro anos, ele imitava pessoas e teatralizava cenas em sua própria casa. Aos dez, foi a vez de cantar em programas da Rádio Clube Paranaense.


Entretanto, a tradição da época associava os artistas a marginais desocupados e, por isso, Ary resolveu cursar a faculdade de Direito, plano este que abandonou pouco antes de se formar para investir definitivamente na sua grande paixão - atuar.


Após trabalhar com um grupo de teatro amador em sua cidade natal, decidiu viajar para o Rio de Janeiro em busca de oportunidades. No ano de 1964, Ary ganhou seu primeiro papel na TV Globo, no seriado “Rua da Matriz” e, quatro anos depois, estreou no mundo da teledramaturgia com “Passo dos Ventos”, a primeira de muitas novelas que realizou na emissora.


Além dos trabalhos na televisão, Ary também se dedicou a produções no cinema, em que atuou em mais de 20 filmes. Já nos palcos, o ator desempenhou trabalhos memoráveis, como “A Ópera do Malandro”, de Chico Buarque; “Rei Lear”, de Shakespeare; e “Sábado, Domingo e Segunda”, de Eduardo de Filippo, sendo que a atuação nestas duas últimas rendeu a Ary o Troféu Mambembe de melhor ator nos anos de 1983 e 1986.


Atualmente, Ary Fontoura interpreta o famoso médico Lutero em “Amor à Vida”, um personagem que vive o drama da iminente chegada da aposentadoria devido à velhice.








Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!