Topo

Enem 2011, Apostilas para Download e Provas Anteriores com Gabarito

Publicidade
Comente

O Enem é o exame nacional do ensino médio criado em 1998, como método de avaliação do ensino no país. Hoje é uma das principais formas de se ingressar em uma universidade. Em 1998 ainda na gestão Fernando Henrique Cardoso o Enem foi criado para que avaliar o nível dos estudantes do ensino médio e auxiliar o governo a tomar medidas para melhorar o ensino, era um importante feedback do ensino no país.

O número de inscritos no Enem de 2011 chega a 6 milhões, a primeira edição do Enem teve 150 mil inscritos apenas. Esse crescimento é explicado pela eliminação de muitos vestibulares, pois somente com a nota do Enem é possível ingressar na maioria das faculdades do país. O governo alega que o sistema antigo com vestibulares prejudica quem não pode se locomover, além de muitos vestibulares serem próximos ou com datas coincidentes.

Publicidade

Em 2009 foi proposta essa unificação dos vestibulares, o aluno se inscreve no Enem, e depois se candidata as vagas disponíveis pelas instituições que utilizam a nota do Enem pelo SiSU, Sistema de Seleção Unificada, feito totalmente pela internet.

Um forte indício de vazamento de prova, no ano de 2009, fez com que o Enem daquele ano fosse adiado e mais a seguir gabaritos foram divulgados com erros.

Já em 2010 erros nos cadernos de respostas é que criaram problemas. A justiça do Ceará chegou a determinar a anulação da prova, pois muitos alunos foram prejudicados. Mas o governo conseguiu aplicar novas provas somente aos alunos prejudicados pelos erros nos cadernos, ou seja, 0,3% dos participantes. Esse erro foi justificado como dentro do normal pela gráfica responsável RR Donelly. Após os problemas de 2010 algumas instituições que antes utilizavam a nota do Enem passaram a não utilizar mais como parte da nota.

Publicidade

O Enem utiliza o conceito de transdisciplinaridade em suas questões, o que diferencia dos vestibulares tradicionais. Atualmente a prova é composta de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. É aplicada em 2 dias, com 4h e 30 minutos para o primeiro e 5h e 30 minutos para o segundo. São 4 provas com 45 questões cada. As provas são: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias.

Atualmente o Enem cobra uma taxa de R$35,00 para se inscrever, mas estão isentos automaticamente alunos do último ano do ensino médio matriculados em escolas públicas, seja federal, estadual ou municipal. Quem não se enquadra nessa condição pode fazer uma declaração de carência.

A data do Enem de 2011 está confirmado para o dia 22 e 23 de outubro.

Uma lista com as maiores notas por escola esta disponível na internet. E para quem quiser estudar em casa existe uma grande variedade de apostilas grátis para o Enem. Faça o download da apostila Enem 2011 e comece a estudar agora mesmo.

Faça o Download da prova do Enem de 2010 com gabarito.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: