Topo

Causas sociais na ficção: relembre as novelas que abordaram o tema com propriedade

As celebridades, novelas, bastidores e séries de TV estão aqui, no ClickGrátis! Causas sociais na ficção: relembre as novelas que abordaram o tema com propriedade
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

Além de se mostrarem como opção de entretenimento diário, muitas novelas também servem para informar a população sobre os mais distintos temas, incluindo os de cunho social.

Esse caminho, aliás, já foi seguido por obras de diversos autores, e sempre causaram impacto na vida do espectador. E diante de sua importância, decidimos listar a seguir algumas das obras que mais se destacaram nessa vertente. Veja!

Causas sociais na ficção relembre as novelas que abordaram o tema com propriedade

Novela “Amor à Vida”

amor-a-vida

Publicidade

A novela “Amor à Vida” foi escrita pelo autor Walcyr Carrasco, e o tema social abordado em sua trama foi relacionado ao autismo, que foi levado à tona pela personagem Linda, interpretada pela atriz Bruna Linzmeyer.

A obra tratou o autismo de maneira bastante peculiar, mostrando aos espectadores as dificuldades e preconceitos que os autistas sofrem, apresentando também que eles têm a possibilidade de viver uma vida normal.

Novela “Salve Jorge”

salve-jorge

Publicidade

Na novela “Salve Jorge”, escrita pela autora Glória Perez, o tema abordado foi o tráfico humano. Na trama a personagem Morena foi contratada para trabalhar em uma lanchonete em Dubai, mas ao chegar no local ela se viu em uma enrascada, tornando-se escrava sexual.

Novela “Passione”

passione

Em “Passione”, escrita pelo autor Silvio de Abreu, foram abordados temas polêmicos como pedofilia e exploração de menores. Com isso, os pais de todo o Brasil ficaram mais cientes de como o comportamento infantil muda quando a criança está sendo abusada de alguma forma.

Novela “Viver a Vida”

viver-a-vida

A novela “Viver a Vida”, foi escrita pelo autor Manoel Carlos. E o tema abordado na trama esteve relacionado aos preconceitos que as pessoas tetraplégicas sofrem na sociedade. Uma das responsáveis pela condução do tema foi a personagem Luciana, vivida pela atriz Alinne Moraes.

Ela era uma modelo bem-sucedida que após um acidente de carro perdeu todos os movimentos de seu corpo, tendo que aprender novamente todas as coisas básicas para viver, enquanto superava o preconceito de amigos, parentes e até de si mesma.

Novela “Mulheres Apaixonadas”

mulheres-apaixonadas

No ano de 2003 a novela “Mulheres Apaixonadas” foi uma das que se destacaram com a questão dos temas sociais.

Ela abordou temas como o câncer, o alcoolismo, os maus tratos contra idosos, a violência doméstica e até o ciúme doentio. Tudo isso em uma única trama. Com isso a sociedade ficou mais alerta em relação a cada um dos temas explorados.

Leia também:

Novela “O Rei do Gado”

rei-do-gado

A novela “O Rei do Gado” foi escrita pelo autor Benedito Ruy Barbosa. Ela tratou questões relacionadas à reforma agrária e ao uso da terra brasileira. Na trama, Luana, personagem da atriz Patrícia Pillar foi uma ‘boia-fria’ que morava em um acampamento para sem-terra.

Novela “O Clone”

o-clone

A novela “O Clone” foi escrita pela autora Glória Perez. De modo geral ela abordou o tema do consumo e o vício em drogas, especialmente entre adolescentes de classe alta. A atriz Debora Falabella teve a difícil missão de interpretar uma jovem que tentava lutar contra abstinência e o consumo dos entorpecentes.

Novela “Barriga de Aluguel”

barriga-de-aluguel

A novela “Barriga de Aluguel” de 1990, abordou um tema que ainda era novidade para muita gente. Na trama uma moça alugou seu útero para um casal que não poderia ter filhos, porém, ao longo da gravidez ela se apegou à criança, dando início a uma briga na justiça para saber quem ficaria com o filho.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: