Topo

5 livros que os fãs de novelas vão querer ler

Confira a lista de livros que inspiraram as novelas brasileiras
Publicidade
Comente

Muitos não sabem, mas a literatura brasileira sempre andou de mãos dadas com a teledramaturgia. Prova disso é que muitas tramas de sucesso foram inspiradas em livros, como aliás, já falamos aqui em outras oportunidades.

O detalhe, porém, é que em alguns casos não basta saber os livros em que uma obra foi inspirada, é preciso saber também se vale a pena se debruçar sobre eles para uma leitura. Sabendo disso, mostramos a seguir uma lista de livros que merecem ser lidos por aqueles que assistiram algumas das icônicas novelas exibidas ao longo dos anos. Veja!

Novelas inspiradas por livros que você vai querer ler

Escrava Isaura

O livro “Escrava Isaura” de Bernardo Guimarães foi publicado por volta de 1875. Assim como a trama, o livro conta a história de uma escrava branca, que por ter sido educada como nobre se torna vítima de sua beleza.

Publicidade

O romance antiescravagista acabou rendendo a Bernardo Guimarães um enorme sucesso editorial, tanto que ficou consagrado como um dos mais importantes romancistas de seu tempo. Em 1976, a obra foi adaptada para TV, com o autor Gilberto Braga.

Gabriela, Cravo e Canela

O livro “Gabriela, Cravo e Canela” de Jorge Amado, se transformou em um dos mais famosos e aclamados romances do autor, ele foi publicado em 1952. A história foi ambientada na década de 20, e conta a história de amor entre o árabe Nacib e a sertaneja Gabriela, abordando também alguns temas polêmicos, como a vida de uma sociedade patriarcal.

Em 1975, em comemoração aos dez anos da emissora, a Globo fez uma adaptação da obra e a transformou em novela. Em 2012, em comemoração ao centenário de nascimento do escritor, a obra ganhou um remake para o horário das 23 horas.

Ciranda de Pedra

Publicidade

O livro “Ciranda de Pedra” de Lygia Fagundes Telles foi publicado em 1954 e serviu de inspiração para duas telenovelas homônimas, mas com histórias diferentes, em 1981 e em 2008.

A obra conta a história de Virgínia, uma personagem que acaba vivendo uma infância conturbada depois da separação dos pais. No ano de 2008 a trama apresentava a história de personagens em busca de seus destinos, mas sempre presos ao passado abordado no livro

A Megera Domada

Veja também:

O livro “A Megera Domada” é de ninguém menos que William Shakespeare. Ele serviu de inspiração para muitos autores, dentre eles Walcyr Carrasco, que em 2000 levou ao ar a comédia romântica ‘O Cravo e a Rosa’.

Na novela a história gira em torno do casal Catarina e Petruchio, personagens que possuem características e ideais totalmente diferentes. Além de ‘A Megera Domada’, a obra também deu referências à telenovela “O Machão”, escrita por Ivani Ribeiro em 1965.

O Berço do Herói

O livro “O Berço do Herói”, de Dias Gomes, foi escrito na década de 60. Ele traz uma crítica humanista à maneira como são construindo mitos heroicos inspirados em acontecimentos reais, fazendo alusão ao então regime militar.

O protagonista do livro é Jorge, que depois de ter desaparecido em meio a um bombardeio na Itália, é visto como herói de guerra, gerando um mito essencial para o comércio turístico de sua cidade natal.

Em 1985 Dias Gomes estreava ao lado de Aguinaldo Silva o que foi visto por muitos como uma sátira ao comercio da fé que marcou época e apresentou uma cidade fictícia que seria um espelho do país: “Roque Santeiro”.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: