Tecnologia – A Importância do Desenvolvimento Tecnológico

Comente

Tecnologia e InformaçãoTecnologia é um termo que designa o conhecimento técnico e científico das ferramentas, que vão se aprimorando a medida que temos mais sabedoria a respeito de determinada função.

Assim, é caracterizado pela união da ciência e da engenharia, mostrando-se presente em acessórios simples, como uma cadeira ou processos mais complicados como estudos de células troncos, por exemplo. Atualmente, a questão da poluição, desemprego, preocupação social, entre outros é bastante abordado com o crescimento acelerado da tecnologia.
A tecnologia não é apenas um termo que designa grandes invenções e descobertas das épocas atuais. Na realidade, ela sempre esteve presente na vida do homem, mesmo que em um ritmo mais lento.

Um exemplo da tecnologia sendo utilizada nos primórdios, é o fato de homens que começaram a utilizar lascas de pedra, ossos e madeira no período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (2 milhões a. C a 10 mil a. C) para a fabricação de ferramenta e objetos que auxiliavam na caça de animais, pesca e coleta de alimentos. Além disso, é importante destacar a invenção da roda.

Posteriormente, outra descoberta revolucionou o modo de vida daqueles homens: o fogo, utilizado para aproveitamento do alimento e dos recursos minerais. A partir disso, vieram as invenções de armas, tijolos, cimentos, entre outros.
Com a invenção da fornalha, foi possível que metais fossem derretidos e utilizados, inclusive em ligas como bronze.

Máquinas simples como alavancas, parafusos e polias foram confeccionadas e depois disso encontramos uma grande linha evolucionária até chegarmos à invenção dos computadores, que inicialmente eram muito grandes e executavam pouquíssimas tarefas com grande lentidão, diferentemente dos supercomputadores ou celulares que apresentam diversas funções acopladas em um só aparelho conhecidos atualmente, com opções de download de programas e telas sensíveis ao toque..

Além de máquinas, aparelhos e acessórios, a tecnologia está também ligada com a evolução dos meios de energia, podendo atualmente ser adquirida até mesmo com fusão nuclear.
Da mesma maneira que não conseguimos mais ver as nossas vidas sem a tecnologia, também não somos capazes de desacelerar o seu ritmo. Apesar de todo o conforto que esta nos proporciona, é bom ficarmos cada vez mais cientes das suas conseqüências e atuarmos ainda mais em meios de prevenção de questões como degradação do meio ambiente, por exemplo.



Saiba Mais