Topo

Tecnologia do futuro: veja avanços que podem mudar sua vida em 5 anos

Comente

Anualmente a IBM, famosa empresa americana de tecnologia, anuncia 5 inovações que podem (ou não) trazer um grande impacto na vida das pessoas nos próximos 5 anos. Grande parte das mudanças anunciadas estão relacionadas ao desenvolvimento de inteligências artificiais cada vez mais poderosas, mas não para por aí. A seguir você confere algumas das novidades que podem mudar a vida de muita gente a partir de 2022.

Novidades tecnológicas que podem fazer sucesso em 5 anos

Tecnologia do futuro: veja avanços que podem mudar sua vida em 5 anos

Escutando doenças

É muito comum a voz humana mudar de acordo com o humor, e segundo a IBM, futuramente poderemos ouvir as mudanças de nosso corpo no caso de alguma doença. De acordo com pesquisa, quando um paciente possui Alzheimer, Parkinson e até ansiedade e depressão, sua fala pode mudar de forma quase imperceptível aos ouvidos, só que um computador inteligente seria capaz de detectar com precisão, até os estágios mais precoces dessas doenças.

A IBM acredita que em 2022 os smartphones já terão apps com diagnóstico instantâneo de saúde mental, com análise do reconhecimento vocal e capacidade de monitorar essas doenças, o que se tornará algo tão comum quanto usar o Whatsapp. Será?

Visão do Superman

Veja também:

Os olhos humanos só possuem a capacidade de enxergar formas específicas de luz em meio ao espectro de ondas eletromagnéticas, o que conhecemos como luz visível são as ondas com comprimento entre 390 e 700 nanometros. Para podermos enxergar raios-x, luz infravermelha e microondas, só é possível com equipamentos especializados.

Mas segundo notícias, os cientistas da IBM acreditam que nos próximos 5 anos poderemos ter uma visão como a do heróis Superman, porém, usando os mesmo métodos do Batman. Assim como o super herói teremos tecnologia portátil, acessível e desenvolvida para enxergar diferentes comprimentos de onda que atualmente só são vistas em laboratório.

Um novo tipo de mapa Esqueça

Notícias sugerem que a IBM acredita fielmente que em cinco anos será possível utilizar o novo tipo de mapa do mundo. A tecnologia irá nos trazer os macroscópios, permitindo enxergar pequenos detalhes, assim como os microscópios, ajudando a enxergar padrões sociais, econômicos, de poluição, e de saúde nas comunidades, cidades e países.

Laboratórios de bolso

Para quem odeia perder tempo em filas de exames e ainda ter que esperar um longo período para pegar o resultado, a boa notícia é que ao que parece IBM acredita que tudo isso terá um fim em cinco anos com o laboratório de bolso.

A nova tecnologia teria chips de silicone com a capacidade de análise de todo um laboratório de bioquímica, com informações de amostras de suor, de sangue e de urina, podendo ser usado em conjunto com aparelhos portáteis a fim de monitorar doenças na tranquilidade do lar os problemas de saúde.

Gestão de poluição

Atualmente é possível saber de forma precisa as mudanças climáticas, qualidade do ar e da produção de CO2. Mas aparentemente a IBM acredita que em cinco anos essa realidade será muito melhor, quando um piscar de olhos será possível saber o tipo de poluentes que está acumulado na atmosfera e de onde vêm. Isso poderá deixar mais claro o impacto das ações humanos e ajudar a ver uma maneira de mudar o quadro.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: