Topo

5 serviços que perderam força com o crescimento do Facebook

Comente

A internet revolucionou a maneira do mundo se comunicar, e entre os grandes responsáveis pela potencialização dessa mudança, estão as redes sociais. Esse mercado hoje dominado pelo Facebook, porém, na medida em que encurtou a distância entre as pessoas, acabou fazendo muita gente se distanciar de outros serviços outrora badalados.

Em outras palavras, o surgimento e ascensão do Facebook fez com que diversas ferramentas que antes eram muito utilizadas, acabassem perdendo força frente a seus usuários. Para ilustrar melhor isso, mostramos a seguir uma lista de serviços famosos que perderam espaço depois do Facebook/

Ferramentas que perderam espaço diante do Facebook

Blogs e flogs pessoais

Ferramentas que perderam utilidade depois do Facebook Blogs e fotolog

Veja também:

Antes do Facebook, era comum encontrar na internet diversos blogs de cunho pessoal, além dos famosos flogs. Ambos eram uma espécie de site pessoal para publicação de frases, pensamentos, "textões", ou fotos, sendo que pra esse último fim em particular, o mais utilizado era o fotolog.

Obviamente, a rede social de Mark Zuckerberg não foi a única responsável pelo enfraquecimento desse tipo de serviço, antes mesmo da popularização do Facebook, os flogs e blogs já davam sinais de que dificilmente manteriam a popularidade em alta, o que também era motivado por outra rede social de muito sucesso: o Orkut.

Orkut

Ferramentas que perderam utilidade depois do Facebook  Orkut

Sensação entre internautas brasileiros principalmente entre os anos de 2004 e 2010, o Orkut foi uma das redes sociais mais populares do mundo, embora nunca tenha atingido a proporção de sucesso do Facebook. Comprada pelo Google depois de um estrondoso crescimento, o serviço possuía uma série de recursos que permitiam a interação entre os usuários e bons momentos de entretenimento online.

Apesar de conquistar milhões de pessoas especialmente no Brasil e na Índia, a rede social não caiu no gosto dos norte-americanos. A fama conquistada em outras regiões do mundo, portanto, com o pouco acabou não sendo suficiente para que o serviço conseguisse bater de frente com a poderosa ascensão da rede social de Mark Zuckerberg. Diante disso, o serviço acabou descontinuado e encerrado em definitivo em 2014.

Fóruns de internet

Ferramentas que perderam utilidade depois do Facebook Fóruns

Tão popular quanto os blogs, mas nem tão utilizados quanto o Orkut, os fóruns de internet também tiveram seus momentos de glória. Embora ainda hoje seja possível encontrar alguns sites do gênero direcionados a temas e nichos específicos, a verdade é que a popularidade deles já não é mais nem sombra do que foi no passado.

Um dos motivos para isso foi naturalmente a criação de grupos no Facebook, onde tornou-se possível publicar opiniões e fazer comentários em publicações de terceiros dentro da própria rede social. Embora não seja possível afirmar com certeza que os grupos foram inspirados na ideia de fóruns da internet, a verdade é que na prática eles acabaram por ocupar a atenção de boa parte dos usuários de fóruns.

Mensagens de SMS

Ferramentas que perderam utilidade depois do Facebook Sms

Boa parte dos celulares da atualidade ainda possuem a função de envio de mensagens de texto, mas, é fato que esse recurso nem de longe tem a mesma popularidade de seus tempos de glória. Se antes as pessoas tinham que controlar a quantidade de palavras e até mesmo as mensagens enviadas para evitar muito gasto nos créditos, hoje o cenáro é outro.

Com serviços como o Messenger do Facebook e o WhatsApp, que também faz parte da lista de produtos da rede social, qualquer pessoa com um telefone e acesso à internet consegue se comunicar facilmente tanto por texto quanto por voz e vídeo gratuitamente.

MSN Messenger

5 serviços que perderam força com o crescimento do Facebook

Depois de conquistar o sucesso e ultrapassar softwares como o ICQ, o MSN Messenger acabou perdendo espaço no mercado, sendo superado por outros mensageiros, como os já mencionados WhatsApp e Facebook Messenger, além é claro, de muitos outros exemplos que permitem a comunicação ao melhor estilo "bate-papo".

Produto da Microsoft, o MSN, portanto, acabou sucumbindo frente à concorrência, mas em parte por culpa da própria empresa, que decidiu apostar no Skype como seu futuro "carro-chefe" nesse mercado de comunicação online.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: