Dropbox ou Google Drive – Qual o melhor cloud storage

Comente

Nos últimos anos a evolução tecnológica tem surpreendido de forma assustadora a muitos, dadas às inovações que podem ser observadas na área a cada dia, sempre visando facilitar e tornar mais segura a vida dos usuários desse tipo de aparato.

Dentre essas inovações tecnológicas, um conceito que tem ganhado força nos últimos anos é o de armazenamento de arquivos em nuvem, que não só é uma excelente maneira de proteger arquivos, como também se tornou uma necessidade real na vida de muitas pessoas e empresas, por isso, falaremos de maneira mais detalhada a respeito desse tipo de recurso, fazendo ainda um comparativo entre duas das principais empresas prestadoras desse serviço na atualidade, o Google Drive e o DropBox.

Veja o que é exatamente armazenamento em nuvem

O conceito de armazenamento em se tratando de arquivos virtuais, geralmente era associado a HDs em computadores, de modo que sempre que se deseja acessar um arquivo basta acessar o dispositivo onde o mesmo está salvo.

Pois bem, o armazenamento em nuvem vem justamente para aprimorar ainda mais essa experiência, permitindo ao usuário que, ao invés de armazenar um determinado arquivo em uma máquina específica, ele possa simplesmente armazenar na própria rede mundial de computadores seus mais importantes arquivos.

Os arquivos poderão ser acessados de qualquer lugar onde se tenha acesso à internet, não ficando restrito somente a um único computador ou dispositivo.

Benefícios do armazenamento em nuvem

Dentre outros benefícios, o armazenamento em nuvem, se feito em uma empresa confiável, proporcionará ao usuário maior segurança que quando simplesmente armazena em um computador que possui, por exemplo, o risco de contrair vírus, ter problemas no hardware, etc, enquanto que estando hospedado em nuvem poderá simplesmente acessar com sua senha pessoal independente do local onde esteja.

Dentre as principais empresas que oferecem o serviço de hospedagem em nuvem, destacam-se a DropBox e a Google Drive, que embora seja a mais recente das duas, vem crescendo de maneira bastante abrangente, devido principalmente ao poder de marca já construído, além, é claro, da possibilidade de concorrer em pé de igualdade com qualquer outra.

Você poderá ver na sequência um comparativo entre as duas empresas e tirar as próprias conclusões ao analisar as vantagens e desvantagens de cada serviço.

Dropbox ou Google Drive – Qual o melhor cloud storage

dropbox-ou-google-drive

Idade do Google Drive e do Dropbox

O fator idade nesse caso não possui grande relevância quanto à confiabilidade das duas empresas, por um lado vem o Dropbox que tem a seu favor o fato de existir já há mais de cinco anos no mercado, por outro lado vem o Google Drive, que embora tenha recentemente comemorado seu primeiro aniversário já conta com o respaldo da marca Google que existe há quase duas décadas no mercado.

Quantidade de espaço para plano grátis

O Google Drive desde seu lançamento optou por ceder até 5 GB de espaço para que os novos usuários possam testar a ferramenta e armazenar seus arquivos sem nenhum custo, enquanto isso, o DropBox até então mantém apenas os 2GB que oferecia anteriormente, não cedendo à pressão da concorrência.

Preço para armazenamento premium

Os valores para armazenamento Premium variam de acordo com a quantidade de espaço desejado pelo usuário, então vamos citar aqui uma quantidade que é oferecida em ambos os planos que é 100 GB, o espaço mínimo para contas pagas, no Google Drive o valor é de “Quatro dólares e noventa e nove centavos”, já seu concorrente, o DropBox, tem valores mais elevados, oferecendo o mesmo espaço pelo custo de “Nove dólares e noventa e nove centavos”

Recursos extras de cada serviço

O DropBox possui serviços extras que seu concorrente ainda não possui, tais como a possibilidade de exibir slides online com os arquivos armazenados, inserir arquivos em tempo real  e até mesmo compartilhar os arquivos em redes sociais como Facebook e Twitter.

O Google Drive oferece também algumas possibilidades não oferecidas pelo DropBox, como por exemplo, a possibilidade de editar arquivos em tempo real e em simultâneo dentro do próprio diretório na nuvem.


Notícias relacionadas


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!