Topo

5 tecnologias que já vão fazer 20 anos em 2017 e você nem imagina

Comente

Quem nasceu antes dos anos 90, provavelmente se lembra de como era o mundo naquela época. As novidades em relação à tecnologia, por exemplo, surgiam em ritmo muito mais lento do que na atualidade. Mas uma coisa ninguém pode negar: muitos dos aparatos lançados naquela época foram fundamentais para o surgimento de uma nova era tecnológica.

O que ilustra bem isso, é que algumas das novidades que começavam a dar os primeiros passos nos anos 90, seguem em alta até hoje e ainda têm muito a crescer ao longo dos anos. É o caso, por exemplo, da Netflix.

Você sabia que ela já vai completar 20 anos? Pois é isso mesmo. E não é só ela, a seguir você confere detalhe sobre essa e outras tecnologias que já vão fazer 20 anos. Algumas continuam um sucesso, outras já foram ultrapassadas e até deram lugar a outras inovações. Veja!

Tecnologias que já vão completar duas décadas de existência

DVD players

Se você viveu nos anos 80 e 90, provavelmente se lembra das emblemáticas fitas VHS, certo? Pois bem, elas deram lugar aos DVDs, que surgiram no final de 1996 no Japão e ganharam o mundo a partir de 1997. Isso significa que já vão fazer 20 anos que os players de DVD’s ganharam o mercado no ocidente.

Netflix

A Netflix está em alta atualmente, afinal, oferece uma grande facilidade a quem deseja assistir filmes e séries no conforto de casa pagando apenas uma mensalidade. O detalhe, porém, é que a empresa já vai fazer 20 anos de existência.

Criada por Reed Hasting e Marc Randolph, a empresa a princípio se lançou no mercado oferecendo aluguel de filmes por meio da internet. No modelo de negócios inicial, os clientes pagavam uma assinatura mensal para receber os filmes sem sair de casa.

Quase dez anos mais tarde, os rumos mudaram e a empresa aderiu ao streaming, se tornando destaque em todo mundo. Reza a lenda que Hasting teve a ideia do negócio depois de ter que pagar uma multa de US$ 40 em uma locadora pelo atraso na devolução de um filme.

Leia também:

Winamp

Hoje em dia sobram opções de serviços de streaming para quem gosta de ouvir música. Mas em meados dos anos 90 a situação era outra. Quem queria “curtir um som” no PC, por vezes aderia à ideia dos downloads demorados e configurações de programas em uma época que nem mesmo o acesso à informação era tão facilitado como agora.

Em meio a esse cenário, um programa em particular se destacou dos demais: o Winamp. Compatível com o formato MP3, o player de música da Nullsoft se tornou popular principalmente pelo visual moderno para a época e a possibilidade de instalar skins e plugins.

Wi-Fi

Internet sem fio ainda era um sonho no início dos anos 90. Isso começou a mudar, no entanto, a partir de 1997, quando surgiu o “IEE 802.11 legacy”, primeiro padrão de redes sem fio para definição dos protocolos que passariam a ser utilizados nesse modelo de transmissão de dados.

Isso foi fundamental para que a tecnologia Wi-Fi se tornasse realidade. Dois anos mais tarde o setor ganhou o comando da Wireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA), conhecida agora como Wi-Fi Alliance.

Yahoo! Mail

Por fim temos aqui uma tecnologia que segue muito popular ainda hoje, mas já fazia sucesso nos anos 90. Por mais que o Yahoo possa mudar seus rumos a partir desse ano (2017), ao menos até agora (fevereiro) a ideia de e-mail gratuito segue viva e muito útil, e pois bem, ela já vai completar 20 anos.

Ao longo dos anos o serviço de e-mails chegou a ser o terceiro mais acessado do mundo, o que segundo os dados da Comscore, aconteceu em 2011. Os grandes trunfos do serviço sempre foram a organização e o bom espaço de armazenamento.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: