Topo

Como queimar gordura corporal: A ciência do tempo explica como é armazenada e como perder

Dicas de saúde, exercício, alimentação e bem-estar em geral! Como queimar gordura corporal: a ciência do tempo explica como é armazenada e como perder
Publicidade
Comente

Um dos temas que de longa data se tornou assunto recorrente por onde quer que se vá, é o da queima de gordura, ou a famosa perda de peso, como é popularmente chamada. Esse tipo de assunto soa na verdade como um desafio para muitos, que sentem aumentar a cada dia suas próprias gordurinhas localizadas pelo corpo, algo que, aliás, é cada vez mais recorrente em meio à população.

De acordo com as informações do Ministério da Saúde, mais da metade da população do Brasil recém-ingressada na fase adulta, possui peso acima do que se considera ideal, e para os que ão parte dessa terrível estatística e estão também cientes de que precisam perder alguns quilos para chegar mais próximo do ideal, esse artigo será de extrema importância. Nele abordaremos alguns dos aspectos da gordura corporal com o objetivo de facilitar a compreensão e auxiliar aqueles que desejam entrar em uma rotina de perda de gordura.

Como queimar gordura corporal: A ciência do tempo explica como é armazenada e como perder

como-queimar-gordura-corporal

Publicidade

Para entender a fundo como funciona todo o processo de queima de gordura, é necessário antes de qualquer coisa, uma compreensão real do que exatamente é a gordura, bem como o entendimento de suas funções e modo de agir.

O que é a gordura corporal humana?

A primeira coisa que você deve entender é que a gordura não é algo ruim, o que a torna prejudicial ao corpo é na verdade seu excesso. Se você ainda não sabia, a gordura funciona como fonte de energia para o nosso corpo, de modo que, todo alimento consumido precisa contê-la para que assim o corpo possa conseguir extraí-la e transformá-la em combustível para o organismo.

Uma vez extraído pelo organismo, esse combustível poderá então ser queimado em forma de energia ao longo do dia em diversos processos metabólicos, tais como atividades físicas, digestão, respiração e muito mais, enfim, tudo o que seu corpo precisa para sobreviver exige energia.

Publicidade

Como mencionado, o grande problema da gordura está no excesso, ou seja, a partir do momento que uma pessoa passa a consumir diariamente mais calorias do que o corpo consegue queimar durante o dia, essa pessoa se torna propensa a ter em pouco tempo um sobrepeso.

Para deixar mais claro, o que ocorre quando se mantem o hábito de ingerir muita gordura diária, é que, como o corpo está recebendo uma quantidade de gordura superior àquela que seria necessária para fornecer energia às atividades, ele acaba entendendo que deve armazenar o restante para queimar em uma outra oportunidade, pelo que, toda a gordura não utilizada, acaba indo parar nas células adiposas.

Acontece que, na medida em que os dias passam e o corpo permanece recebendo quantidade excessiva de gordura, aquela gordura que outrora havia sido armazenada continua inutilizável, além do que, o novo excesso passa a ser armazenado junto dela. Diante desse processo, o que ocorre é que em pouco tempo, o acúmulo dessas gorduras acabam se tornando notáveis, concentrando-se em sua maioria na região abdominal.

Leia também:

Células adiposas são pra toda vida

Possivelmente ao ler que a gordura é armazenada nas células adiposas, você pode ter pensado que, diminuir o número de células adiposas no corpo seria a solução, o fato porém, é que não existe essa possibilidade, a menos em casos extremos em que uma redução é possível a partir de uma lipoaspiração, que remove fisicamente as células.

Desse modo, um dos erros mais comuns das pessoas que querem perder peso é pensarem  que podem eliminar as células adiposas através dos exercícios e assim voltar a ingerir gordura de forma deliberada depois da observância de certo emagrecimento, algo que infelizmente não é bem assim (seria ótimo se fosse).

As células adiposas são pra toda vida e o corpo humano possui entre 10 e 30 bilhões delas. Apesar de não poderem ser eliminadas, essas células podem ser multiplicadas, e o excesso, novamente não poderá ser eliminado em sua totalidade, assim sendo, uma pessoa obesa pode chegar a ter até cerca de 100 bilhões de células adiposas.

Para dar um último exemplo, essas células funcionam como um balão, quanto mais calorias você perder mais elas irão se esvaziar, até ficarem totalmente vazias, entretanto, não se engane, elas sempre estarão lá esperando para serem cheias novamente.

As gorduras abdominais e seus perigos

Conforme mencionado anteriormente, a região mais propensa a receber o acúmulo de gordura é o abdômen, ou seja, a chamada gordura visceral. Isso se deve ao fato de que além de ficar exposta, esse tipo de gordura também é capaz de ficar ao redor de órgãos internos, liberando uma substância bioquímica e aumentando os riscos de ataque cardíaco, derrame, insuficiência hepática, diabetes e pressão alta.

Além de prejudicar a saúde essa gordura ainda impede a liberação do hormônio adponectina, responsável por regular o metabolismo do corpo. Ou seja, se você acumular muita gordura visceral, seu organismo terá o metabolismo cada vez mais lento, o que tornará mais difícil  a tentativa de perder peso.

Como eliminar a gordura

O segredo para eliminar gordura, é queimar mais calorias do que a quantidade ingerida pelo corpo, forçando assim ele a usar as calorias armazenadas.

Vale notar aqui que cerca de 70% da caloria é queimada pelo simples fato de você estar vivo, enquanto 15% é queimada na digestão dos alimentos. Outros 15% ainda, são queimados quando você pratica exercícios físicos ou caminhada.

O primeiro passo pra perder peso então, é parar de dar ao corpo mais gordura do que ele necessita diariamente, dando a ele somente o necessário para que ele se mantenha. Vale ressaltar que, deixar alimentar-se não é a solução, se o corpo depender somente da retirada da gordura acumulada nas células adiposas, a tendência é que ele não resista por muito tempo, isso porque, além de gordura, o corpo precisa de outras substâncias para seu perfeito funcionamento, além do que, a gordura armazenada torna mais difícil a extração de energia.

Como queimar caloria

Para queimar as calorias e conseguir forçar o corpo a retirar força das gorduras armazenadas, mais que simplesmente mudar os hábitos alimentares, é necessário praticar exercícios físicos, como por exemplo, a musculação, de preferência de uma forma que use o peso do próprio corpo como resistência, dessa forma, as células musculares conseguirão sobressair-se às adiposas.

Outra dica para queimar gordura, baseia-se no fato de cerca de 15% das calorias serem queimadas com a digestão dos alimentos consumidos, sabendo disso, basta acrescentar proteína magra à dieta, ela auxiliará no processo metabólico, pois, sua digestão pode queimar até três vezes mais calorias que os carboidratos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: