Topo

Mercado de aplicativos para Windows Phone

O Windows Phone tem poucos aplicativos disponíveis. Veja mais detalhes sobre como anda o Mercado da Microsoft e veja as projeções para o futuro próximo
Publicidade
Comente

Há alguns anos, as pessoas compravam celulares tops de linha e estes tinham um design diferente, apenas. Hoje, este estilo é ultrapassado, pois os aparelhos mais quistos são os smartphones. Como o próprio nome já diz, estes “celulares espertos” são capazes de fazer muitas coisas, servindo, basicamente, como um computador de mão. Para que tudo funcione de maneira magistral, é necessário um bom sistema operacional e aplicativos de qualidade.

Atualmente, os mais famosos e conhecidos são Android e IOS. Eles estão presentes no Galaxy e no iPhone, os dois melhores modelos do mercado. Enquanto o primeiro é pertencente da Google, o segundo, da Apple. No entanto, correndo por fora há a Microsoft e o seu sistema operacional para smartphones, o Windows Phone.

Sua primeira versão foi lançada no último trimestre de 2010 e de lá para cá foi crescendo aos poucos, no entanto, apresenta um problema: seu MarketPlace é fraco.

Como anda o mercado de aplicativos para Windows Phone

Publicidade

Conhecido por Mercado, no Brasil, a loja da Microsoft para Smartphones é a responsável por distribuir os aplicativos, músicas e vídeos para todos que apresentam um dispositivo Windows Phone.

O Mercado Zune é a ala responsável pelas músicas e filmes, oferecendo mais de 14 milhões de opções aos usuários. Para oferecer livre acesso e descarregamento ilimitado, a Microsoft criou o Zune Pass, um sistema de assinatura que dá esta permissão.

Apesar dessa variedade, a seção de aplicativos não anda muito bem. São poucas opções, causando certo reboliço entre todos os usuários deste sistema operacional. Enquanto Android e IOS apresentam opções quase infinitas, o Windows Phone, não.

Publicidade

A Google, uma das maiores empresas do Mundo, ainda não entrou de vez no Mercado. Em entrevista, o responsável da empresa respondeu que o problema está na falta de pessoas com o Windows Phone. Não vale a pena para eles trabalharem em uma plataforma que apresenta poucos clientes no momento. No entanto, ressaltou a importância de utilizar os aplicativos que usam HTML 5.

Mercado de aplicativos para Windows Phone

Projeções para os próximos anos

O problema, então, da falta de aplicativos e falta de pessoas ativas com o sistema operacional inicia um paradoxo. Há poucos apps, porque há poucas pessoas com o Windows Phone; há poucas pessoas com Windows Phone, porque, dentre outras razões, falta apps. Como lidar com isso?

Uma saída é a Microsoft incentivar mais o desenvolvimento de aplicativos por terceiros. Enquanto todos querem comercializar no Android, poucos buscam o Windows Phone! Além disso, a própria Microsoft aprova a entrada de aplicativos no Mercado. Caso afrouxem um pouco, talvez fique mais fácil para pessoas entrarem com aplicativos.

Para o consumidor, comprar mobiles que contam com Windows Phone não é tão ruim assim. Pesquisas mostraram que até 2015, mais pessoas terão smartphones e menos terão desktop. Com este resultado, fica claro que será necessário enriquecer os sistemas operacionais para dar conta da demanda tão grande que se afigurará. Então, para quem tem pouco dinheiro e não consegue comprar um Samsung ou Apple, apostar em um Nokia, por exemplo, com Windows Phone pode ser uma boa opção.

E aí? Como você acha que se desenrolará a história?


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: