Topo

InstLike hackeia usuários que buscam mais seguidores no instagram

App de popularidade no Instagram 'sequestra' conta do usuário.
Publicidade
Comente

Com o crescimento da popularidade dos smartphones mais modernos, que trazem uma série de funcionalidades para os usuários, também aumenta consideravelmente o número de ataques de programas maliciosos que tem como principal objetivo roubar dados e acesso dos usuários. De tempos em tempos, as empresas de segurança lançam alertas na rede sobre ondas de ataque.

Esta semana a Symantec divulgou mais um alerta dos seus sistemas que monitoram as ondas de ataques na web. Desta vez o problema que está sendo detectado acontece com um aplicativo muito popular entre os usuários que buscam mais seguidores para o seu perfil o Instagram, o InstLike. Os usuários que estavam buscando mais popularidade para as suas publicações na rede agora estão com problemas, já que seus perfis estão sendo sequestrados, e sendo obrigados a seguir outras pessoas, e curtir o seu conteúdo, sem que o usuário saiba.

instlike-hackeia-usuarios-instagram

Publicidade

O problema acontecia principalmente porque ele pede, no início de suas atividades, que o usuário forneça todas as suas informações de acesso para sua conta no Instagram. Assim que o usuário fornece as autorizações necessárias, ele começa a perder o controle das suas ações na rede social. Diversas imagens começam a ser curtidas e também diversos usuários passam a ser seguidos sem a devida autorização.

O aplicativo também oferecia moedas virtuais, compradas com dinheiro real, para aumentar a popularidade dos usuários. O pacote mínimo de cem moedas era vendido a US$ 1 (cerca de R$ 2,3) e garantia uma centena de “curtir” nas fotos do comprador.

Os especialistas que testarem o aplicativo durante um determinado tempo perceberam que assim que os usuários entram eles se tornam parte de uma rede zumbi, onde seu perfil simplesmente deixa de ser controlado pelo usuário e passa a se tornar parte do sistema do aplicativo para cumprir aquilo que ele promete, que é justamente fazer com que os outros tenham mais curtidas e também mais seguidores.

Publicidade

Os especialistas alertam também que este tipo de solução mais fácil para conseguir mais “popularidade” no sistema geralmente não funciona. Justamente por serem fantasmas que fazem este serviço, as curtidas e os seguidores simplesmente não ganham relevância na web. Além disso, grande parte dos seguidores deixam de seguir o perfil assim que descobre que caiu em uma armadilha.

Soluções

De acordo com os alertas que foram divulgados pela empresa, é importante que os usuários que fizeram a instalação deste aplicativo no seu smartphone monitore constantemente as suas atividades na rede, principalmente quando não está utilizando a mesma. Isso acontece porque o app funcionaria quando existem períodos de inatividade por parte dos usuários.

Para os que estão sofrendo com este tipo de problema, o ideal é realizar a remoção do app do seu smartphone. Além disso, a empresa recomenda também que assim que a remoção completa do app for feita do seu smartphone, o usuário também troque a sua senha no Instagram. Assim ele vai conseguir barrar as postagens automáticas.

O aplicativo já começou a ser banido tanto da loja do Google quanto da loja do iPhone.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: