Topo

20 anos da morte de Kurt Cobain! Refaça os caminhos do vocalista do Nirvana em Seattle

Publicidade
Comente

No último dia 5 de abril, completaram-se 20 anos desde a morte de Kurt Cobain, o emblemático vocalista do Nirvana, uma das principais bandas do movimento rock à época. De acordo com a versão oficial o cantor cometeu suicídio, supostamente, depois de ter consumido uma grande quantidade de entorpecentes. Independente da causa de sua morte, o fato é que o Kurt deixou órfã uma imensa legião de fãs ao redor do mundo.

Para homenagear a memória daqueles que nutrem um sentimento pelo talento e trajetória do cantor, decidimos trazer na sequência uma série de lugares que fizeram parte dos caminhos do vocalista, começando por Aberdeen, sua cidade natal.

20 anos da morte de Kurt Cobain! Refaça os caminhos do vocalista do Nirvana em Seattle

Kurt Cobain e Seattle, cidade importante para ele e o Nirvana

Aberdeen – a cidade natal de kurt Cobain

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Kurt Cobain não nasceu em Seatle, onde boa parte de sua história se passou. mas, sim em Aberdeen, que é uma pequena cidade do interior, que segundo o próprio cantor, era um verdadeiro canteiro de gente “machista e caipira”.

Publicidade

Foi nessa mesma cidade que o vocalista teve seu primeiro contato com a música, quando pegou sua primeira guitarra. Desde a expansão musical do grupo de Kurt, a cidade tem se prestado a vender uma imagem de berço musical aos visitantes, e a maior prova disso é a placa de boas vindas da cidade, que diz: ‘Welcome To Aberdeen – Come as You are’, que significa ‘Bem-vindo a Aberdeen – Venha como você é. O último trecho é uma alusão explícita a uma das mais emblemáticas músicas do Nirvana que carrega o mesmo título.

Ponte do rio Wishkah na Young Street Bridge – Aberdeen

A cidade natal de Kurt Cobain reservou ao vocalista mais momentos marcantes do que se podia imaginar, a música “Something in the Way”, por exemplo, uma das mais melancólicas do álbum ‘Nevermind’, foi inspirada nos dias errantes de Kurt durante a adolescência, quando passou a se abrigar embaixo da ponte do rio Wishkah, localizada na Young Street Bridge, em sua cidade natal. O local hoje serve de ponto turístico para peregrinos e fãs de todo o mundo.

O lado da ponte

A ponte do rio WishKah foi tão marcante durante a vida e carreira do vocalista, que hoje existe até uma espécie de parque temático com obras dedicadas à memória do cantor em suas margens. Uma das esculturas do local, reproduz uma das inúmeras guitarras canhotas utilizadas e claro, também despedaçadas durante seus shows.

Casa históriCa de Kurt Cobain

Publicidade

Outro dos pontos obrigatórios para os turistas fãs do Nirvana também está localizado em Aberdeen, trata-se da casa onde Cobain passou grande parte de sua infância. O imóvel pertencente à mãe do vocalista, Wendy O’Connor – que ainda é viva na atualidade – foi colocada à venda por ela recentemente, o valor pedido, porém, foi bastante superior ao preço pelo qual foi avaliada.

Enquanto, segundo os jornais norte-americanos, a casa deveria valer algo em torno de US$ 67 mil, a mãe do cantor decidiu pedir a quantia de US$ 500 mil. Um preço que apesar de alto, motivou um grupo de internautas a realizarem um movimento para adquirir o imóvel e transformá-lo em um museu. A histórica casa fica localizada na 1210 East First Street, Aberdeen.

Memorial e estátua de Kurt Cobain

No último dia 20 de Fevereiro, o músico Kurt Cobain faria 47 anos de idade, e em homenagem a essa data, o prefeito de Aberdeen apresentou ao público a estátua de Cobain para exposição no museu de história da cidade. Apesar da boa vontade dos envolvidos com o memorial, a estátua que foi feita por um artista local chamado Randi Hubbard, recebeu duras críticas em relação à sua aparência inusitada e um tanto quanto duvidosa.

A primeira guitarra de Kurt Cobain

A primeira guitarra de Kurt Cobain, também foi adquirida em Aberdeen, o guitarrista ganhou o instrumento aos 14 anos de idade como presente de um tio, que o adquiriu na loja Rosevear’s Music Center, que embora tenha mudado de endereço, existe até os das atuais na cidade, sendo uma das mais conceituadas lojas do ramo na modesta região. Atualmente ela fica localizada na 110 East Wishkah Street, Aberdeen, e seu site é www.rosevearsmusic.com.

O palco de ensaio dos Melvins

Melvins é o nome de uma banda de rock da cidade vizinha de Aberdeen, o grupo foi um dos principais responsáveis pelo interesse de Cobain em criar uma banda. O jovem vocalista se deslocava frequentemente para a casa localizada na 609 W. Second Street, em Aberdeen para conseguir então acompanhar o ensaio dos “Melvins”. A varanda da referida casa, chegou a servir de abrigo para Cobain, que passou dias dormindo dentro de uma caixa de papelão por lá quando saiu da casa de sua mãe.

O mencionado endereço da casa que atualmente é uma propriedade privada não aberta ao turismo, fica há menos de dez quadras do emblemático parque construído em homenagem a Cobain, nas margens do rio Wishkah.

Enfim Seattle – Região que marcou o sucesso do Nirvana

Crocodile Cafe – Seattle

A região de Seattle ficou conhecida por marcar a segunda parte da vida de Kurt Cobain, quando a fama já batia à porta do cantor. Foi em Seattle que a banda viveu grandes momentos tocando nos mais diversos clubes e casas de shows, muitos dos quais, já não existem. Dentre os lugares que receberam shows da banda e que ainda está em pleno funcionamento, destaca-se o Crocodile Cafe, que também receberam outros nomes de peso a exemplo de Alice in Chains, Mudhoney, Soundgarden e Pearl Jam.

Apesar do marco histórico do local, é possível que os fãs da banda não se agradem tanto assim dos artistas que tem frequentado o local ultimamente, a agenda do Crocodile costuma ser agora bastante eclética, recebendo frequentemente artistas de Hip Hop e outros gêneros musicais, entretanto, nada que desobrigue uma visita ao local em uma eventual passagem por Seattle.

Hotel Grunge

O Hotel Max, ficou conhecido desde o último ano como uma espécie de hotel grunge, e isso não se deve ao acaso, o estabelecimento destinou um andar inteiro às memórias do Nirvana, oferecendo quartos e corredores decorados com as imagens dos heróis musicais da cidade. Além da decoração inspirada no Nirvana, os quartos oferecem aos hóspedes a possibilidade de ouvir vinis de obras como “Bleach”, do Nirvana, dentre outras.

Local do primeiro show do Nirvana

Muitos daqueles que retratam a história do Nirvana, colocam uma casa de shows chamada Vogue, como palco do primeiro concerto da banda, lugar que hoje não existe mais. Uma matéria recente do New York Times, porém, contraria essa tese, afirmando que o primeiro show da banda na verdade se deu no Central Saloon, que aberto desde 1892, é conhecido como o mais antigo bar da cidade. O show que teria sido realizado em abril de 1988, em tese foi assistido pelo porteiro e mais três pessoas.

Casa da morte de Kurt Cobain

Depois de passar um longo período usando heroína e se refugiando em verdadeiras espeluncas pela avenida Aurora, Kurt rumou para sua mansão de alguns milhões de dólares em um dos mais nobres bairros da cidade. Foi lá, que entre os dias 4 e 5 de abril o vocalista tirou a própria vida com um tiro na cabeça disparado a partir de uma arma calibre 20.

Apesar de a propriedade ser privada e não ser aberta para visitações, ela ainda existe, pelo que, os fãs visitam constantemente suas redondeza, onde hoje se encontra um parque que permite uma tímida visualização da misteriosa e emblemática mansão.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: