Tudo sobre o futebol de areia

5/ 5 - 2
Comente

futebol-de-areiaO futebol é um dos esportes mais populares do mundo, principalmente no Brasil. Não somente o futebol de campo, que realmente é o mais antigo e também o mais popular, mas também as suas variações. Por exemplo, apesar do futebol de campo ser o mais conhecido, este não é a modalidade do esporte que mais é praticada no Brasil, e sim o futebol de salão, já que é muito mais fácil conseguir um local para praticar este esporte, na medida que também acaba sendo mais fácil montar um time, já que exige menos jogadores.

O futebol de areia também está ganhando o seu espaço dentre os esportes, sendo que já existem diversas competições internacionais do esporte envolvendo uma série de países. O futebol de areia como é conhecido e praticado atualmente nasceu no ano de 1992, quando as regras do jogo foram oficializadas e quando foram criados campeonatos pilotos para testar se as regras realmente poderiam ser aplicadas neste esporte. Mas o esporte já era praticado nas areias das praias brasileiras desde os anos 30, pelo menos. Nesta época também já começaram a ser organizados algumas competições que ainda tinham um caráter mais amador entre cidades próximas. Os locais prediletos para a pratica desta modalidade de esporte era a cidade de Santos, em São Paulo, e também a cidade do Rio de Janeiro.

Mas o ano de 1994 acabou realmente marcando  início de uma nova era para o futebol de areia, já que aconteceu uma primeira competição que foi considerada oficial, ao mesmo tempo que também teve o primeiro evento que foi transmitido pela televisão. Este primeiro torneio não aconteceu no Brasil, mas sim nos Estados Unidos, mas especificamente nas areais da praia de Miami. Nesta edição jogaram seleções do Brasil, Estados Unidos, Itália e Argentina, e o Brasil se consagrou campeão.

No mesmo ano também foi organizado uma competição oficial do esporte, desta vez sim no Brasil, nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, uma das praias mais famosas do mundo. No ano seguinte os organizadores continuaram investindo em competições oficiais, sendo que foi organizado aquele que foi conhecido como a primeira Copa do Mundo de Futebol de Areia, também nas areias de Copacabana e também consagrando o Brasil com grande campeão. Desde o início destas competições oficiais o Brasil acaba se mantendo como a grande potência do esporte, repetindo o êxito que consegue na Copa do Mundo de Futebol.

A primeira Copa do Mundo de Futebol e Areia se mostrou um verdadeiro sucesso e acabou levando a organização de algumas ligas. Foi criada assim a Pro Beach Soccer Tour, com 60 jogos em dois anos pela América do Sul, Europa, Ásia e nos EUA, atraindo grandes nomes para a areia. O interesse gerado pelo tour na Europa levou à criação da Liga Européia Profissional de Futebol de Areia.

No ano de 2004 a Fifa decidiu incorporar o Futebol de Areia na sua alçada, sendo a responsável também pela organização das competições oficiais.


Notícias relacionadas



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!