Entenda as novas regras de correção da redação do ENEM 2013

Comente

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem sido muito criticado nos últimos anos pelos inscritos principalmente no que diz respeito à avaliação da redação, isso porque se tornou reincidente em anos anteriores a atribuição de notas consideravelmente boas a alunos que deliberadamente inseriam trechos que não condiziam com a temática, como hinos de times e receitas de macarrão instantâneo.

Buscando recuperar a boa reputação do exame no âmbito Nacional e acabar com as eventuais falhas no processo de correção das avaliações, o MEC tratou de enfatizar na divulgação do novo edital, as novas medidas adotadas para com o processo avaliativo. Em tese, o sistema de avaliações será mais rigoroso que nos anos anteriores, e na sequência você poderá ver exatamente o que muda na correção das provas do Enem.

Entenda as novas regras de correção da redação do ENEM 2013

Young female is writing notes and planning her schedule.

Aumento no quadro de corretores e regras para o ENEM 2013

Para o ENEM 2013, o INEP terá à disposição 8,4 mil corretores, um número 50% superior ao do último ano (em 2012 foram apenas 5,6 mil corretores), além disso, de acordo com o INEP, cada redator terá diariamente um lote de cinquenta redações para corrigir, e só lhes será permitido um novo pacote de redação para correção no mesmo dia, se verificada à qualidade no lote recebido anteriormente.

Treinamento para o exercício do cargo de corretor

Segundo informado pelo INEP, os responsáveis pela correção das redações do ENEM 2013 passarão por um período de capacitação 28 horas superior ao período do ano anterior.

Novo critério para segunda correção

No último ano só tinha direito à terceira correção as redações de alunos cuja nota final implicasse em uma discrepância igual ou superior a 200 pontos, nesse ano o requisito caiu para 100, o que possivelmente elevará o número de provas que passarão pela terceira correção.

Além de todas as mudanças mencionadas, o INEP ainda criou um grupo de coordenação regional pedagógica que deverá auxiliar no processo de correção das redações.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!