Topo

Enem 2013: confira acontecimentos que marcaram os dois dias de prova

Comente

No último final de semana, nos dias 26 e 27 de outubro, milhares de pessoas no Brasil inteiro abandonaram o descanso com a família, tradicional nestes dias, para fazerem uma prova que pode garantir o seu futuro. O Exame Nacional do Ensino Médio ganhou muita importância nos últimos anos quando se tornou uma grande porta de entrada para as algumas das melhores faculdades do Brasil, além de também ser uma das formas de se garantir uma bolsa de estudos nas instituições privadas, entre bolsas parciais e totais.

De acordo com a análise feita pelos professores que acompanharam a execução das provas, este ano o ENEM acabou mudando um pouco o perfil das questões, ficando muito mais parecido com as provas que são utilizadas nos principais vestibulares do Brasil, sendo que este realmente sempre foi um dos intuitos do MEC.

Em termos de abstenção, os números revelam que pelo menos 29% de pessoas que se inscreveram, pagaram e confirmaram a sua participação não apareceram para fazer a prova. E durante a intensa cobertura que a imprensa fez dos dias de provas, uma série de notícias, algumas engraçadas e outras nem tanto, acabaram montando um panorama geral de como foram as provas no Brasil inteiro.

Confira alguns dos principais destaques dos dois dias de provas do Enem 2013

Mãe de aluna tenta entrar à força

mae-tenta-entrar-a-forca-enem-2013
São várias as informações relacionadas as pessoas atrasadas que não conseguiram entrar. Uma delas chamou a atenção da imprensa e aconteceu na cidade de São Paulo. A mãe de uma das alunas que acabou chegando atrasada ao local das provas, depois que os portões já haviam fechado, tentou entrar usando a força. Gritando ela segurou a porta e tentou passar pelos funcionários da faculdade que barraram a entrada da aluna atrasada.

Parto durante as provas

E parece que algumas futuras mamães não deixaram de comparecer ao local das provas mesmo com uma data muito próxima de ter a criança. O resultado: dois trabalhos de parto durante as provas foram registrados, uma aconteceu no Piauí e outra no Rio de Janeiro.

Morte

Uma notícia trágica também acabou fazendo parte da cobertura desta edição do ENEM. Um jovem de 26 anos de idade, morador da cidade de Varginha, no interior do estado de Minas Gerais, acabou morrendo enquanto se dirigia para o local onde prestaria a prova. Fernando Ximenes estava pilotando uma motocicleta quando foi atingido por uma carreta.

Redes sociais

A edição deste ano também foi marcada por uma vigília constante nas redes sociais por parte da organização das provas. Diversos alunos, desrespeitando as regras, postaram informações e fotos da prova depois que haviam entrado na sala utilizando o celular. Diversos perfis foram notificados diretamente pelo MEC sobre a infração e pelo menos 36 participantes foram automaticamente eliminados.

Desmaio e correria

Para não se tornar uma daquelas pessoas que seriam flagradas pelos fotógrafos sendo um dos atrasados, muitos estudantes correram muito para conseguir chegar. Mas alguns não suportaram o esforço diante do sol escaldante que fazia em algumas cidades. Em alguns casos estudantes desmaiaram no caminho para a sala. Foi o que aconteceu em Fortaleza.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: