Topo

Educação e tecnologia – O novo nicho das startups brasileiras

Publicidade
Comente

O surgimento e evolução da internet trouxeram ao mundo não somente uma nova filosofia no que diz respeito à comunicação, mas também uma nova perspectiva para o mundo dos negócios, apresentando aos investidores uma gama de oportunidades outrora inesperadas que vão além das limitações geográficas e, dentre essas oportunidades, um segmento que tem chamado cada vez mais a atenção de empreendedores é o da Educação.

Educação e tecnologia – O novo nicho das startups brasileiras

Sabidamente a educação é um dos pilares não só do contexto social e cultural de um País, mas também da economia, uma vez que, todos os anos são investidos milhões em dinheiro visando uma maior qualidade de ensino.

Sabendo disso, empreendedores, ao redor do mundo, tem investido suas fichas na união da tecnologia que se tornou mais evidente com o alcance astronômico da internet, com o setor educacional, criando assim negócios extremamente promissores que visam não apenas retorno financeiro, mas também, e porque não dizer, principalmente, a cessão de uma nova filosofia de ensino a estudantes que há muito necessitavam de qualidade no setor.

Publicidade

A união entre os dois conceitos, gerou o que nos Estados Unidos passou a ser chamado de EdTech, e a fórmula deu tão certo que investidores do Brasil, passaram também a apostar no conceito, investindo pesado para alcançar o maior número possível de simpatizantes para seus respectivos projetos tão logo se deram os lançamentos.

Novos projetos no conceito EdTech

Os projetos surgidos dentro do conceito de EdTech no Brasil, embora em vertentes diferentes no setor educacional, apresentam algumas similaridades, sendo a principal delas o fato de que ambas trouxeram ao mercado uma nova didática de ensino que soou inovador tanto àqueles já habituados aos padrões (arcaicos em alguns casos diga-se de passagem) de ensino no mundo físico quanto para aqueles que já estiveram anteriormente envolvido em outras atividades educacionais no ambiente virtual, como cursos e faculdades à distância.

Apesar de a exploração do conceito de EdTech no Brasil ser relativamente nova, já existem algumas empresas bem posicionadas no segmento, sobre as quais falaremos na sequência de maneira mais detalhada, mostrando ainda um breve panorama da situação do mercado Brasileiro.

Veja quais são as empresas já bem posicionadas no conceito EdTech

educacao-e-tecnologia-veduca

Veduca

Publicidade

O Veduca é uma Startup idealizada pelo engenheiro Carlos Souza, que oferece ao mercado brasileiro a possibilidade de usuários de todo o mundo assistirem aulas das mais renomadas universidades do mundo através da internet, incluindo a USP, recentemente adicionada ao portfólio da startup.

Alunos que sempre sonharam estudar em Harvard, Stanford, Mit e outras renomadas faculdades norte-americanas, possuem agora,desde o início do último ano, a oportunidade de ter tudo isso em um ambiente online voltado exclusivamente para estudantes da língua Portuguesa, uma vez que as aulas as aulas em inglês são traduzidas para o idioma do Brasil.

Para melhorar, vem a notícia mais inusitada em relação ao Veduca, o aluno tem a possibilidade de assistir o conteúdo de seu interesse de maneira totalmente gratuita pela internet, pagando somente pela emissão de certificado, que é uma possibilidade já estudada pela empresa e que em breve estará disponível ao grande público que tem já à disposição um leque de mais de cinco mil vídeo-aulas à disposição no portal.

Descomplica

O Descomplica é já outro famoso case de sucesso no setor de EdTech, o professor de física e também empreendedor do projeto, Marco Fisbhen de 33 anos, foi quem idealizou o projeto, visando transferir a filosofia de ensino de qualidade a custos zero ou quase zero.

O Descomplica é basicamente um portal de ensino com mais de três mil vídeo-aulas disponíveis para quem deseja estudar e se preparar para o Enem, destinado principalmente às classes C e D, o que justifica a gratuidade parcial do modelo e os baixos investimentos necessários por parte do aluno para ter o conteúdo em sua totalidade.

O projeto inicialmente era gerido por quatro colaboradores e com o passar do tempo foi ganhando corpo, à medida que as pessoas passavam a se interessar mais pelo modelo de ensino abordado, o que acabou se traduzindo em bons resultados tanto para estudantes quanto para os empreendedores que puderam ver o projeto se destacando no mercado.

Evabooks

Visando preencher uma lacuna existente no mercado da educação, a Evabooks surgiu no e também já vem se tornando uma das mais renomadas Startups amparadas no conceito EdTech. A empresa que possui cinco sócios ao todo está diretamente ligada às escolas convencionais de ensino, e visa facilitar o aprendizado do aluno, prendendo sua atenção por meio das novas ferramentas de ensino criadas pela empresa.

A Evabooks em uma sacada genial trouxe ao mercado um conceito educacional com base naquilo que mais tem prendido a atenção de jovens na atualidade, ou seja, os Games. A empresa apresentou a alunos, professores e instituições de ensino, os primeiros aplicativos educacionais utilizando a linguagem de games para o ensino, com o aplicativo ganham tanto o professor com uma nova ferramenta, quanto o aluno, com mais um estímulo ao conhecimento.

Easyaula

A Easyaula é mais uma startup a engajar-se no conceito EdTech, criada pelos jovens empreendedores Diogo Alvarez e Victor Campos, que movidos pela ideia de proporcionar inovação e ensino de qualidade no que diz respeito a conteúdos que não são amplamente esmiuçados nas escolas e faculdades, vislumbraram a oportunidade de investir no setor.

A ideia do Easyaula é proporcionar às pessoas que possuem necessidade de aperfeiçoamento em determinadas áreas a oportunidade de encontrar profissionais gabaritados para que lhes dê o devido auxílio, preparando-a melhor em relação à sua área de interesse, para isso a startup conta com a participação de professores que após passar em testes aplicados pela empresa, ficam habilitados a mostrar suas metodologias de ensino na plataforma, bem como cobrar de seus respectivos alunos determinada quantia em dinheiro, cedendo parte da comissão dos rendimentos ao Easyaula.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: