Dicas para a redação do Enem

Comente

Nesse final de semana acontece, em todo o Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido também como ENEM. Como vem ocorrendo ao longo dos anos, as provas serão divididas em etapas distintas, sendo uma delas a prova de redação, que é um dos pontos mais temidos de toda a avaliação.

O Enem, dentre outras finalidades, destina-se a permitir que alunos de todo País concorram a bolsas escolares para ingresso em faculdades públicas e privadas através do Programa Universidade para todos, o ProUni, do Governo Federal.

Para conseguir atingir esse objetivo, dentre outros méritos, o candidato precisa se sobressair na avaliação dissertativa, e para tanto, precisa dominar as principais técnicas de redação, além, é claro, de se manter atualizado quanto aos últimos acontecimentos e conhecimentos gerais, portanto, visando auxiliar aqueles que irão se submeter a essa avaliação, traremos, na sequência, uma série de dicas que ajudará o aluno a obter um melhor desempenho na redação do Enem.

Veja algumas dicas para a redação do Enem

dicas-redacao-enem

Primeira dica para redação do Enem: Calcular bem o tempo

Como muitos alunos tendem a revisar os assuntos e conteúdos estudados às vésperas das provas, a dica aqui é aproveitar para determinar qual é o tempo médio gasto para produzir uma redação nos padrões ENEM.

Uma das queixas mais recorrentes de candidatos que realizam a prova todos os anos é a de que não teve tempo o bastante para conseguir concluir o raciocínio na redação, portanto, saber exatamente qual é a média de tempo gasto e reservar esse tempo para o texto é de suma importância, o ideal é que esse tempo não ultrapasse uma hora e meia.

Segunda dica para redação do Enem: Organizar as ideias

Antes de sair escrevendo sem uma mínima noção de qual rumo tomar, o ideal é ler com calma os temas propostos e então esboçar uma espécie de roteiro, definindo com clareza quais os pontos de vista que serão defendidos durante a escrita, bem como quais serão cada um dos tópicos que deverão ser abordados. Escrever sem antes esboçar um roteiro e uma linha de raciocínio costuma levar a um resultado desastroso.

Terceira dica para redação do Enem: Utilizar o rascunho

O rascunho é entregue para ser, de fato, utilizado, portanto, mesmo tendo elaborado toda a linha de raciocínio e um mini roteiro sobre o caminho a seguir durante a escrita, o ideal é não elaborar a redação diretamente na folha da prova, pois os erros eventuais são naturalmente inevitáveis.

Fica aqui também a dica de reservar pelo menos quinze minutos além do prazo previamente definido para a realização da redação, para realizar a transcrição do rascunho para a prova e corrigir possíveis falhas cometidas durante o rascunho, é importante ainda lembrar que nesse momento será tarde demais para mudar o curso do que já foi esboçado.

Quarta dica para redação do Enem: Letra legível e escrita impecável

Os responsáveis pela correção das redações precisam entender com clareza tudo que foi escrito pelo candidato, portanto, caprichar tanto nas letras quanto nas regras básicas de escrita tais como parágrafos e pontuações, são de suma importância para quem deseja tirar uma boa nota.

Quinta dica para redação do Enem: Não fugir do tema

Algo que tem que ser respeitado em uma redação do ENEM é o tema, ao longo dos últimos anos surgiram histórias verídicas de alunos que utilizaram-se de argumentos infundados e até mesmo piadas durante as redações conseguindo ainda assim notas relevantes, e devido a isso, o processo de correção das provas do ENEM passou por uma grande reforma, portanto, nesse ano a tendência é que aquele que fugir intencionalmente do tema proposto, tenha a nota zero atribuída à sua prova.

Conjunto de pequenas dicas para redação do Enem

Impessoalidade

A redação do ENEM tem caráter dissertativo, portanto, em hipótese alguma deve-se lançar mão da primeira pessoa nos argumentos.

Objetividade e coesão

No ENEM não é necessário complicar, o principal objetivo da redação é medir o nível de educação no País e, para tanto, argumentos construídos de maneira simples, objetiva e coesa, é o bastante.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!