Topo

Imposto de Renda 2014: veja as despesas que não podem ser deduzidas no IR

Dicas de investimentos e notícias da economia brasileira estão no ClickGrátis! Imposto de Renda 2014: veja as despesas que não podem ser deduzidas no IR
Publicidade
Comente

O prazo para a declaração de Imposto de Renda se aproxima do fim, e mesmo assim, ainda são muitas as pessoas que se veem com dúvidas a respeito do assunto.

Leia também:

Uma das principais dúvidas que surgem, diz respeito às despesas que não devem ser deduzidas no momento da declaração, pelo que, é preciso muito cuidado para não acabar cometendo equívocos. Na sequência traremos uma lista com as principais “despesas não dedutíveis” que poderá ser muito útil caso ainda tenha dúvidas.

Imposto de Renda 2014: veja as despesas que não podem ser deduzidas no IR

Veja as despesas que não podem ser deduzidas no Imposto de Renda 2014

Despesas médicas sem comprovante

Publicidade

As despesas com saúde são dedutíveis do IR 2014, entretanto, para que tais despesas sejam válidas o contribuinte precisa comprovar tais despesas por meio de recibos, notas, ou ainda cópias de cheques no nome do médico ou hospital.

Medicamentos

Embora os medicamentos estejam intimamente ligados à saúde de uma pessoa, o fato é que, despesas em farmácias não podem ser deduzidas no Imposto de Renda 2014. Os remédios só podem ser deduzidos no caso de fazerem parte da conta emitida pelo hospital.

Enfermeiros

Publicidade

O caso dos enfermeiros segue a mesma regra dos medicamentos, as despesas não são válidas para fins de dedução do IR 2014 se não estiverem inclusas na conta do hospital.

Despesas com viagem para tratamento médico

Despesas com viagens mesmo para tratamentos médicos em outras localidades não podem ser deduzidas do Imposto de Renda 2014, somente a despesa médica, caso comprovada poderá ser utilizada para fins de dedução.

Implante de silicone

Os gastos para implante de silicone normalmente não podem ser deduzidos do IR 2014, a menos que, as despesas sejam integradas à conta emitida pelo hospital.

Despesas com oftalmologistas

As despesas com oftalmologistas, compras de óculos, ou compras de lentes de contatos não são dedutíveis do Imposto de Renda 2014. Lentes intraoculares como as que são usadas em cirurgias, podem ser deduzidas desde que constem na nota do hospital ou do médico.

Despesas com veterinários

Despesas com a saúde dos animais não contam para dedução do IR 2014. As despesas médicas dedutíveis são só em benefício próprio ou dos contribuintes.

Despesas com cursinhos pré-vestibulares

Apesar de as despesas com educação serem dedutíveis do Imposto de Renda 2014, a regra não se aplica a despesas com cursinhos pré-vestibulares e preparatórios para concursos. A dedução também não se aplica aos casos de cursos livres como de inglês, informática, autoescolas, academias, e afins.

Despesas com livros e materiais escolares

A exemplo dos cursinhos, as despesas com livros e materiais escolares não são dedutíveis do IR 2014, ainda que estes sejam parte essencial para o aprendizado e a educação como um todo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: