Topo

Imposto de Renda 2013 libera 6º lote e você não recebeu nada? Veja o que fazer

Publicidade
Comente

Atenção aos contribuintes que conseguiram ter algum dinheiro devolvido pela Receita Federal na última declaração do Imposto de Renda. Foi liberado a consulta ao sexto lote das restituições do Imposto de Renda 2013. Para que os contribuintes possam verificar se o seu dinheiro foi liberado pela Receita Federal, basta entrar no site http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATRJO/ConsRest/Atual.app/index.asp e seguir as instruções que aparecem na tela.

Os contribuintes também poderão ligar para o Receitafone através do número 146 e informar os dados que são pedidos na ligação. O dinheiro que será liberado nesta restituição vai ser depositado na conta indicada pelo contribuinte no dia 18 de novembro.

Lembrando que este é o penúltimo lote das restituições deste ano, sendo que o próximo será liberado no mês de dezembro.

imposto-de-renda-sexto-lote

Malha Fina

Publicidade

Uma das grandes preocupações dos contribuintes é cair na temida malha fina da Receita Federal, já que isso acontece geralmente com as pessoas que possuem algum dinheiro à receber. Geralmente, quando a pessoa teve algum dinheiro indicado para ser devolvido na sua declaração, mas não teve o seu nome indicado nos lotes, pode significar que ele caiu na malha. Mas nem sempre isso é uma regra. Os contribuintes devem sempre aguardar um comunicado da Receita para saber se caiu na malha fina ou não.

O contribuinte pode também consultar a sua situação referente à sua declaração através da internet. Como em alguns casos a receita não consegue fazer com que uma correspondência chegue até a casa da pessoa que caiu na malha, a internet ainda segue sendo o meio mais seguro e rápido de se Os contribuintes podem checar, pela internet, o andamento de sua declaração. A consulta deve ser feita no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), no endereço https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx

Publicidade

É possível verificar, por exemplo, se a declaração tem pendências e caiu na malha fina. Nesse caso, é possível resolver os problemas, enviando uma declaração retificadora. Quanto mais cedo a correção for feita, mais rapidamente a restituição deve ser liberada.  Além disso, o contribuinte que tem imposto a pagar pode conferir no site se as quotas do IR estão sendo quitadas corretamente. Pode também pedir, alterar ou cancelar o pagamento das quotas por débito automático; ou identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, dentre outros serviços. obter esta informação.

Para acompanhar o andamento da sua declaração pela internet, os contribuintes deverão confirmar alguns dados e também colocar um código de acesso que será gerado no próprio sistema. O cadastro no sistema deve ser feito com o CPF da pessoa e também com as informações relacionadas a declaração do imposto de renda.

Caso o contribuinte caia na malha fina, existem basicamente duas situações: Ou o contribuinte pode ter cometido algum erro na hora de fazer a sua declaração, como um documento que esteja faltando, ou que tenha sido preenchido de forma errada, ou quando a receita ficou com alguma dúvida relacionada a qualquer documento que tenha sido apresentado na declaração, bem como os dado informados.

No primeiro caso, quando o contribuinte consegue identificar o erro, com a ajuda de um contador, ele poderá fazer uma retificação do documento, através do próprio programa de imposto de renda. Em alguns casos o contribuinte terá que pagar uma valor adicional pelo envio do documento, sendo que este boleto também será gerado pelo programa.

No segundo caso o contribuinte terá que aguardar para receber o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Receita Federal, ou agendar atendimento para a entrega da documentação comprobatória das informações declaradas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: