Topo

Qual a origem das Olimpíadas? E a tocha olímpica? Ela se apaga? Nós esclarecemos – veja

As maiores curiosidades e as principais notícias do Brasil e do mundo estão no ClickGrátis! Qual a origem das Olimpíadas? E a tocha olímpica? Ela se apaga? Nós esclarecemos – veja
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

Em menos de 2 anos o Brasil estará sediando um dos maiores eventos esportivos do planeta, ou seja, os Jogos Olímpicos. Apesar disso, algumas dúvidas relacionadas à origem do evento e ao que representa a emblemática tocha que o simboliza ainda ocupam espaço na mente de muitos brasileiros.

Sabendo disso, decidimos apresentar na sequência o que se sabe em relação a essas duas dúvidas cada vez mais comuns entre o público fã do esporte. Veja!

Qual a origem das Olimpíadas? E a tocha olímpica? Ela se apaga? Nós esclarecemos – veja

tocha-olimpica

A origem dos Jogos Olímpicos

Publicidade

Segundo a história, as Olimpíadas foram disputadas pela primeira vez na Grécia, por volta de 753 a.C, e até onde se sabe, as competições tinham o objetivo de homenagear os deuses, como Zeus, por exemplo. O evento recebeu esse nome porque acontecia originalmente na cidade grega de Olímpia.

Na época de sua criação, os Jogos também aconteciam a cada quatro anos, sendo que o atleta vencedor era consagrado por toda a vida, tornando-se praticamente um herói pátrio.

A fase inicial das Olimpíadas durou até o ano de 393 d.C, época em que a competição foi abolida pelo imperador romano Teodósio. O retorno dos jogos só ocorreu em 1896, em virtude da luta de Pierre de Coubertin.

Publicidade

Relacionados:

E a Tocha Olímpica?

A tocha que se tornou símbolo das Olimpíadas ao redor do mundo, era originalmente utilizado na celebração dos Jogos Olímpicos pelo fato de os gregos considerarem à época o fogo como um elemento sagrado.

Além disso, ela é um símbolo usado para representar a lenda de Prometeu, um titã que defendia a humanidade e que teria roubado o fogo de Zeus para dar-lhe aos humanos.

Conta a lenda que por sua atitude ele teria sido condenado pela divindade a um eterno martírio, que consistia em ficar preso em uma pedra enquanto uma águia surgia durante o dia para comer o seu fígado, que por sua vez nasceria novamente à noite para que a águia retornasse no dia seguinte.

A Tocha Olímpica se apaga?

Acesa desde 1928 para comemorar o início dos Jogos, a Tocha Olímpica saiu de sua terra original para ser transportada até as cidades-sedes dos Jogos somente em 1936.

Desde então, atletas de praticamente todas as regiões são chamados para a responsabilidade de transportá-la (sem apagá-la) até a cidade que sediará o evento, onde então ela será apagada ao término da competição.

A resposta para a pergunta de muitos então é sim, ela de modo geral ela é apagada – conforme supracitado. Durante o transporte para as sedes dos Jogos, contudo, isso não acontece.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: