Topo

Dicas para ser mais criativo

Ser criativo não é um dom e sim uma habilidade que pode ser desenvolvida
Publicidade
Comente

A cultura moderna muitas vezes rotula a criatividade como um dom natural. Os artistas se banham com louvor e proclamações de "você é tão talentoso", mas com sinceridade, o talento tem pouco a ver com isso. A criatividade é uma habilidade a ser aprendida, praticada e desenvolvida, assim como qualquer outra. O malabarismo leva a prática, assim como o surf, a codificação e a condução de um carro. A criatividade não é diferente. Quanto mais você fizer parte da sua vida diária, mais crescerá.

Aqui estão 5 dicas para estimular sua criatividade

Dicas para ser mais criativo

Inscreva-se para uma aula em algo que você nunca fez antes

A criatividade floresce quando você se empurra para fora de sua zona de conforto e aprende algo novo. Muitas comunidades oferecem aulas de educação para adultos à noite. Essas aulas são muitas vezes muito casual, com muitas ofertas de iniciantes. Tente pintura, cerâmica ou madeira. Como aprender um novo idioma, pegar um novo instrumento ou fazer uma aula de culinária? Ou mesmo de dança?

Criar o ambiente certo

A verdade é que cada indivíduo (sim, mesmo você) pode ser criativo. Você simplesmente exige o ambiente certo, estímulo e suporte. As crianças estão inundadas de energia criativa, em parte, porque ainda não aprenderam a temer a crítica de seus pares ou a terem vergonha do fracasso. É agora por que o fracasso é louvado em adultos - ele reflete empreendimentos criativos e de risco. Embora nem todos os empreendimentos criativos funcionem, em última análise alguns vão (e serão muito, muito bem sucedidos).

Publicidade

É por isso que o Google faz grandes comprimentos para proporcionar aos funcionários vantagens divertidas, como quadras de volei de praia e cerveja gratuita, uma instalação quase parecida com um parque infantil adulto. O objetivo é criar um ambiente que permita que os funcionários se sintam relaxados e confortáveis ​​com ideias vocalizantes criativas, mesmo as mais lloucas. As empresas que valorizam a criatividade precisam fazer o seu melhor para promover um espaço criativo e seguro, onde as ideias incomuns são celebradas e onde a criatividade é nutrida.

Pausar o brainstorming e mover seu corpo

Embora a prática de negócios da velha escola dê um brainstorming (conhecida como tempestade de ideias) de grupo como uma maneira poderosa de gerar criatividade, pesquisas modernas descobriram que o grupo coletivo nem sempre é tudo o que está em risco.

Em vez disso, tente novas abordagens para a resolução criativa de problemas. Ir caminhar. Mova fisicamente o seu corpo e considere o problema do seu projeto em diferentes locais. O movimento físico mostrou ter um efeito positivo no pensamento criativo, assim como os profissionais de teatro sugerem praticar linhas em diferentes poses e posições para gerar novas abordagens de caráter.

Inicie um Sketchbook

Publicidade

Esboçar é uma ótima maneira de preservar memórias e fazer uso construtivo do tempo que, de outra forma, poderia ser gasto no telefone. Compre um caderno de desenho pequeno e leve que possa caber facilmente em sua bolsa. Comece a esboçar sempre que você ainda tenha alguns minutos extras - desenhe o agitador de sal e pimenta na sua mesa enquanto aguarda seu café ou a pilha amassada de jornal no metrô.

Embora você possa estar desapontado com seus esboços no início, quanto mais você desenhar, melhor será. Não analise demais os seus resultados - basta desenhar para a satisfação do processo, e não a peça final. A criatividade infiltra-se em todas as atividades, então, esboçar apenas alguns minutos por dia pode resultar em um grande impulso de criatividade no local de trabalho.

Mantenha brinquedos na sua mesa

Veja também:

Muitas empresas de design criativo incentivam os funcionários a manter brinquedos em suas mesas - de Legos e Lincoln Logs para Play-Doh e papel de origami. Construir algo fisicamente com as mãos, ao invés de digitar um teclado, pode ser apenas a sacudida criativa que você precisa.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: