Quem nunca teve um chefe teimoso, exigente, ruim, grosseiro, que nunca aceita a sua opinião, que não o reconhece profissionalmente, que está sempre ocupado? Enfim, este não é um “bom” chefe.
O que deve fazer? Como deve agir? O clima da empresa com os demais funcionários é agradável? Todos os outros subordinados pensam como você? O que fazer para melhorar essa situação? Você já pensou que o problema pode ser você e não o seu chefe?
Você executa as atividades que são passadas, mas que na verdade não gostaria de realizá-las da forma solicitada? Entende que seu desempenho não é reconhecido? Possui capacidade de executar uma tarefa complexa? Gosta da empresa em que trabalha?
Você deve buscar respostas para todas essas perguntas, pois muitas vezes o problema não é o seu chefe, o problema está na forma como você se relaciona com as pessoas e do que busca para sua vida profissional.
Como responder a todas essas perguntas?
Você deve refletir sobre sua vida profissional e pessoal. A vida profissional com a vida pessoal anda de mãos dadas. É muito difícil separar as emoções e organizar seus pensamentos. Muitas vezes, não sabemos o que queremos e outras, pensamos que sabemos. Suas atitudes refletem diretamente no outro que pode estar perto ou longe de você.
Pense que seu chefe é um ser humano como você. Possui família, problemas, dorme mal, é mal humorado, desanimado, desmotivado, não está contente com o salário que ganha para desempenhar tantas funções, tem que se reportar também a um chefe tão ou mais exigente, além do stress e do cansaço do dia a dia.
O que as empresas buscam?
Atualmente, as empresas buscam grandes resultados, a qualificação de funcionários, baixo custos, controle excessivo das atividades realizadas e qualidade dos serviços prestados.
Para que tudo isso aconteça de forma satisfatória é preciso ter um profissional capacitado para liderar uma equipe (grupo). Um líder e não um chefe.
Um líder inspira, sabe lidar com a competitividade, serve de exemplo para todos os demais gestores da empresa e para sua equipe.
Toda empresa tem sua cultura, sua visão, busca a melhor performance para se chegar aos melhores resultados.
Algumas empresas estão perdendo qualidade dos serviços prestados, seja em seus produtos ou serviços por falta de funcionários qualificados e com experiência. A perda de um funcionário qualificado traz prejuízos para a empresa. A busca por novos talentos é uma constante.
Não é nada fácil ser chefe!
A responsabilidade de gerir e administrar pessoas não é nada fácil. O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e competitivo.
Dicas de como lidar com seu chefe
Algumas dicas de como lidar com o seu chefe:
- Deixe sempre o seu chefe falar, não o interrompa e espere o momento certo para expor sua opinião;
- Responda apenas o que lhe for perguntado;
- Não fale dos seus colegas de trabalho, você pode ser mal interpretado;
- Estabeleça uma relação de confiança e não de amizade;
- Mantenha sempre o respeito.
Reflita!Torne o ambiente de trabalho o mais agradável possível e sempre pense positivo. Um dia, o chefe será você!
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