Topo

5 dicas para salvar sua vida em caso de incêndio

Comente

Caso passe por um situação de incêndio, é imprescindível que, além de não perder a calma, você saiba o que fazer para ajudar a salvar sua vida. Não entrar em pânico é a dica mais importante, pois ela pode ser suficiente para salvar você e outras pessoas. Além disso, não esqueça que a primeira coisa que se deve fazer é ligar para o corpo de bombeiro 193 antes de qualquer coisa

Abaixo listamos algumas dicas de coisas importantes que todo mundo precisa saber caso vivencie um incêndio.

1) Faça alguma coisa:

use as escadas em caso de incêndio

A primeira coisa que você deve fazer é sair  do local assim que perceber o menor que seja foco de fogo no local. Não fique parado achando que por ser um simples foco, ele não vai se alastrar. Se você estiver em um em prédio, vá pelas escadas, fechando todas as portas que atravessar (sem trancar, caso haja outras pessoas que também precise sair por esta porta), para retardar a propagação das labaredas. Jamais use o elevador.

2) Tome cuidado onde toca:

Veja também:

Enquanto estiver saindo do local, preste atenção na temperatura das portas antes de abri-las, pois se estiverem quente, não abra. Se estiver fria, abra bem devagar, mantendo seu corpo protegido atrás da porta (e não diante da passagem). Se você sentir calor ou pressão vindo do outro cômodo, evite seguir e procure outra rota, o fogo pode estar se alastrando por este caminho.

3) A fumaça é tão perigosa quanto o fogo:

o que fazer em caso de incêndio se abaixe

Apesar de não queimar, inalar fumaça também pode te fazer desmaiar e, consequentemente, vir a ser atingido pelo fogo. Então, se o ambiente que você estiver tiver fumaça, respire pelo nariz e, se puder, molhe um pedaço de pano qualquer a seu alcance e use-o como uma máscara, protegendo nariz e boca. E o mais importante, mantenha-se abaixado, pois a fumaça costuma ficar em cima.

4) Saiba se proteger:

O mais importante é procurar uma saída o mais rápido que puder, porém se o local não possuir saídas, fique atrás de alguma porta, que pode servir como proteção. Você também pode procurar por uma janela, onde o socorro pode chegar e também abri-la na parte de cima, para o calor e a fumaça saírem, e na parte de baixo, por onde você conseguirá respirar.

5) Tentando apagar o fogo:

Você pode tentar combater o foco do incêndio jogando terra e, caso haja um extintor e você perceba que não é arriscado tentar apagar o fogo, aqui vão algumas dicas para usá-lo de forma correta.

  • Os extintores ficam em locais sinalizados, no piso ou a 1,6 m do chão. Para tirar o extintor, levante-o e puxe para a frente;
  • Mantenha o extintor sempre na posição vertical e gire a trava para romper o lacre de plástico;
  • Depois, puxe o pino para destravar a alavanca. Aponte a mangueira para o fogo e aperte o gatilho.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: