Topo

5 dicas nada óbvias que podem ajudar sair ileso de um incêndio

Comente

Ninguém planeja enfrentar situações trágicas como a de um incêndio, mas a verdade é que acidentes acontecem, pelo que, estar preparado para esse tipo de eventualidade é algo que pode ser fundamental para a sobrevivência.

O primeiro passo em uma ocasião como essa, é naturalmente ligar para a emergência e acionar os bombeiros pelo 193. Aprender a usar um extintor de incêndios também é algo imprescindível. Depois disso, no entanto, outros passos podem ser de suma importância para quem deseja melhorar as chances de sair com vida do incêndio. Para ilustrar isso, mostramos a seguir uma lista de dicas úteis nessas circunstâncias. Veja!

Dicas que ajudam a sobreviver a um incêndio

5 dicas nada óbvias que podem ajudar sair ileso de um incêndio

Não subestimar o fogo

Ao visualizar um pequeno foco de fogo, muita gente acaba ignorando os riscos e optando por tentar controlar o mesmo, esse é o primeiro grande erro. É alarmante o número de pessoas que ficam presas até a morte por subestimar o início do fogo, que ao contrário do que se imagina, pode se alastrar com incrível rapidez.

Veja também:

Dito isso, em caso de incêndio, o melhor a fazer é sair do local o mais rápido possível. E se o incêndio for em um prédio, é preciso lembrar-se de nunca utilizar os elevadores, optando, portanto, pelo uso das escadas tradicionais, fechando todas as portas que atravessar para retardar a propagação do fogo.

Precaução na fuga

Ao se deparar com uma porta durante a fuga do fogo, é importante colocar a mão nela antes para sentir a temperatura, se ela estiver quente não deve ser aberta. Se estiver fria, pode ser aberta, mas bem devagar e com certa dose de cautela, buscando proteger o corpo atrás da mesma e não diante da passagem. Ao sentir calor ou pressão vindo do cômodo, o ideal é fechar a porta imediatamente e procurar outra saída.

Cuidado com a fumaça

Durante um incêndio, o fogo não é o único vilão. Um dos maiores problemas nesse cenário costuma ser a fumaça, que também pode causar a morte. Dito isso, ao ficar preso em um ambiente com muita fumaça o melhor é respirar pelo nariz e inspirando rapidamente. Se possível, também é importante molhar um pedaço de tecido (pode ser uma peça de roupa) e usá-lo como máscara para proteger a boca e o nariz.

Sem saída

Nem sempre será possível encontrar a saída do recinto em meio a um incêndio. Nesse caso, o melhor a fazer é ficar atrás de uma porta, pois ela pode servir como uma camada extra de proteção. Outra opção é ficar perto de uma janela, onde o socorro pode chegar mais rapidamente. Abrir a janela na parte de cima também pode ser útil para a saída da fumaça e alívio do calor.

Procurando por sinais

Os prédios comerciais têm o dever de sinalizar saídas de emergência, logo, o melhor a fazer nesse tipo de recinto é procurar por essas sinalizações, o que pode incluir lâmpadas de emergência – abaixo delas pode conter portas corta-fogo – locais com hidrantes e até chuveiros automáticos. Nesse momento o mais importante é não se desesperar e jamais pular pela janela.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: