Topo

Vacina da gripe causa os sintomas da doença? Mitos e verdades

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias estão aqui, no ClickGrátis! Vacina da gripe causa os sintomas da doença? Mitos e verdades
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

As vacinas acompanham os seres humanos por praticamente toda a vida, mostrando-se verdadeiras aliadas na prevenção e combate aos mais diversos tipos de doenças.

Apesar de sua importância, porém, ainda na atualidade, o método enfrenta certa resistência por parte de algumas pessoas, o motivo é que existem inúmeros mitos relacionados ao assunto enraizados em meio à sociedade, crendices que naturalmente são mais prejudiciais que benéficas.

Para esclarecer as principais dúvidas em relação ao assunto, decidimos trazer a seguir uma lista que traz os mitos mais comuns e as verdades relacionadas às vacinas, especialmente as da gripe, que geralmente são as maiores vítimas das crendices populares. Confira!

Vacina da gripe causa os sintomas da doença? Mitos e verdades

Vacina da gripe causa os sintomas da doença? Mitos e verdades

A vacina da gripe pode causar efeitos colaterais?

Publicidade

Verdade – É possível sim sofrer alguns efeitos colaterais ao lançar mão da vacina da gripe, os sintomas mais comuns são dores nos braços, e inchaço e vermelhidão na região na qual a vacina foi administrada. Em alguns casos também pode ocorrer o surgimento de mal-estar passageiro somado à febre ou até mesmo a sensação de intensidade dos sintomas clássicos da gripe.

O caso específico do efeito colateral que causa os sintomas da própria doença é decorrente de um vírus enfraquecido que faz parte da composição da vacina, esse vírus, no entanto, é incapaz de transmitir a doença. Em alguns casos raros e mais extremos é possível que a pessoa sofra um choque anafilático. Na maioria dos casos os efeitos colaterais se dissipam em pouco tempo, deixando o organismo mais forte e menos propenso à doenças.

A vacina da gripe pode provocar autismo?

Publicidade

Mito – Não existe nenhum registro cientifico que comprove essa afirmação, além do mais, até onde se sabe o autismo não pode ser induzido.

O mercúrio presente na vacina pode causar dano à saúde?

Mito – Algumas vacinas que possuem mercúrio em suas composições até podem provocar o surgimento de determinados efeitos colaterais adicionais, apesar disso, não há registros científicos que comprovem que o mercúrio presente na vacina possa se revelar tóxico ao organismo.

Vacinação em excesso enfraquece o sistema imunológico?

Mito – Cada vacina atinge o sistema imunológico de uma maneira distinta, ativando as defesas do organismo em relação aos diferentes tipos de doenças.

A vacina da gripe pode causar os sintomas da própria doença?

Mito – Por conter o vírus da doença enfraquecido, a vacina da gripe pode por vezes provocar alguns sintomas similares aos da doença, entretanto, conforme já mencionado, esses vírus são incapazes de provocar a doença. A tendência é que desapareçam em pouco tempo os sintomas que se assemelham aos da doença.

São desnecessárias as vacinas de doenças que já foram erradicadas?

Mito – Mesmo que o vírus de uma determinada doença já tenha sido erradicado no Brasil, faz-se necessária a vacinação. O motivo é que o vírus pode ainda estar circulando em outras regiões do mundo, pelo que, pode ser apenas questão de tempo para ele chegar novamente ao País.

Tomar a vacina não só ajuda a impedir que o vírus volte ao Brasil, como também protege o indivíduo em caso de viagens Internacionais. Um belo exemplo de vírus que já foi erradicado no Brasil, por exemplo, é o da poliomielite [paralisia infantil] a vacina contra o mal, no entanto, segue até hoje sendo oferecida gratuitamente através da rede do SUS.

Somente meninas podem tomar a vacina contra o HPV?

Mito – A vacina contra o HPV também pode ser administrada em meninos com idades ente 9 e 26 anos, pois, trata-se de uma medida preventiva no combate à doença, que inclusive é sexualmente transmissível.

Apesar disso, o calendário de vacinação do SUS na atualidade prevê a vacina somente para as meninas, o motivo, em tese, é que ao contrair o HPV elas têm maiores chances de desenvolver também uma espécie de câncer, que por sua vez se aloja no colo do útero.

Vacinas de clínicas particulares são mais seguras do que as da rede publica?

Mito – As vacinas que são administradas em clínicas particulares normalmente procedem dos mesmos fornecedores que abastecem a rede pública, diante disso, é possível afirmar que as vacinas da rede pública e da rede privada se equivalem, sendo ambas igualmente seguras.

Gestantes devem evitar todo tipo de vacina?

Mito – Algumas vacinas que possuem o vírus enfraquecido de fato não são indicadas para mulheres gestantes, mas, a maioria delas pode ser perfeitamente administrada durante o período de gravidez, vale ressaltar, porém, que em todo o um médico deverá ser consultado, afinal, é ele quem determinará o melhor caminho a seguir.

É indispensável tomar as doses de reforço das vacinas?

Verdade – Cada dose de vacina administrada proporciona imunidade por um determinado período de tempo, por isso, é indispensável que as pessoas sejam submetidas às demais doses quando solicitadas, isso garantirá proteção por um tempo maior.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: