Topo

Precauções importantes para treinos no inverno

Comente

O Brasil possui um clima tropical em quase todo o seu território e no ano inteiro, porém, em algumas regiões ainda há um frio constante, sem contar que em outros ele podem aparecer sem aviso, o que acaba deixando muita gente desanimada na hora do treino, buscando ficar apenas embaixo dos lençóis quentinhos. Mas saiba que é possível sim treinar em dias frios, porém, é necessário tomar alguns cuidados. Veja alguns.

Cuidados para treinos em dias frios

Precauções importantes para treinos no inverno

Aquecimento e alongamento

Muitas pessoas escolhem entre alongar e se aquecer, enquanto outras simplesmente pulam os dois passos e vão direto aos exercícios. Só que na verdade, ambos devem ser feitos antes do treino: primeiro o aquecimento, depois o alongamento.

Você pode começar com uma corrida de leve ou mesmo fazer uma caminhada, com movimentos de pernas e braços, pois em dias frios os receptores cerebrais têm a atividade limitada, levando mais tempo para enviar reforços às articulações, musculatura e ligamentos.

Veja também:

Por isso, em dias frios é importante dar mais atenção ao aquecimento e alongamento. Quando for se alongar, aumente o número de repetições para cada região do corpo, esticando mais a musculatura na hora da execução.

Roupas adequadas

Quando usamos roupas normais em excesso, isso faz com que o rendimento caia e leve o coro à fadiga. Por isso é importante usar roupas indicadas para atividades físicas, pois podem facilitar a transpiração.

Além disso, em dias frios não se esqueça de manter as extremidades do corpo bem aquecidas, como por exemplo, as mãos, pés e cabeça, pois no frio o corpo concentra o calor em seu centro. Além disso, também use luvas, meias e touca! Caso sinta calor durante o treino, pode retirar o excesso de roupas aos poucos, mas nunca tudo de uma vez, pois pode sofrer o choque térmico.

Evite poluição

Evite se exercitar em lugares que tenham muita poluição, como por exemplo, as grandes avenidas ou lugares com muitos carros, pois isso prejudica seu rendimento. Isso porque a poluição deixa o ar mais denso e seco. Por isso, quando for treinar, dê preferência ao ar livre e aos horários de menor fluxo de veículos.

Use protetor solar e labial

Mesmo em dias frios é necessário cuidar da pele, pois o sol continua com tudo, mesmo que não esteja aquecendo da mesma forma. Por isso não abra mão do uso de protetor solar na pele e nos lábios.

Se hidrate

Mesmo em dias frios é necessário manter o corpo hidratado, ainda que sinta menos sede. Nesses dias também, durante os exercícios é importante tomar água, pois a boca fica muito seca devido à baixa umidade. Não se esqueça ainda de comer muitas frutas e legumes ricos em água.

Troque de roupa

Após o treino, retire imediatamente a roupa, trocando-as por peças secas e limpas, mesmo que só tome banho ao chegar em casa. Isso porque ao terminar o treino as roupas ficam úmidas, e isso prejudica a regulação da temperatura corporal, gerando uma hipotermia. Ao tomar banho, use água morna a quente e um agasalho no pós banho.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: