Topo

O Outono se aproxima: veja 6 dicas para proteger melhor a saúde nessa estação

Comente

O outono começa no fim do mês do março, quando chegam as chuvas e a temperatura começa a cair. E por mais que muita gente goste desse clima mais fresquinho, essa época costuma aumentar os casos de gripes, resfriados, alergias e ataques de asmas.

Só que é possível amenizar os problemas da estação com algumas dicas e mudanças de hábitos que ajudam a se proteger das doenças de inverno. Veja a seguir algumas dicas para se proteger e fortalecer sua imunidade.

Os macetes que ajudam a proteger a saúde no outono

Vacina contra gripe

A vacina da gripe não tem um efeito imediato, ou seja, é necessário um certo tempo para que ela possa estimular o sistema imunológico a fim de proteger o organismo do vírus da gripe.

Como durante o inverno há um aumento nos casos de gripe, o ideal é tomar a vacina da gripe ainda no outono, assim o organismo terá um tempo maior para se imunizar. É por essa razão que as campanhas de vacinação contra a gripe acontecem nos meses de abril e maio.

Umidificação do ar

No outono há muita oscilação na temperatura e isso é notório na umidade do ar, uma vez que o ar mais seco aumenta o nível de poluentes na atmosfera e por consequência os casos de doenças respiratórias.

As pessoas que mais sofrem com essas mudanças são idosos e crianças, pois possuem o aparelho respiratório mais sensível e reagem de forma lenta ás mudanças, aumentando a procura por ajuda em pronto-socorros.

Uma dica para ajudar em dias em que o ar ta mais seco é usar umidificadores de ar e alguns métodos caseiros, como deixar uma bacia de água no ambiente ou uma toalha molhada, tudo é válido para deixar o ar menos carregado. Outra maneira natural de umedecer o ambiente é cultivar plantas naturais, pois boa parte da água do prato e da terra da planta evapora no ambiente.

Leia também:

Fugir das mudanças bruscas de temperatura

Procure evitar mudanças bruscas de temperatura, o que inclui sair de um ambiente com ar condicionado para outro muito quente, pois isso pode causar uma reação na mucosa do nariz e até estimular os receptores de temperatura no cérebro podendo causar a liberação de substâncias alergênicas, como a histamina. Os efeitos incluem espirros, hipersecreção mucosa e prurido nasal.

Ficar longe de aglomerações pessoas

Uma das principais causas de doenças virais no inverno é ficar em ambientes fechados com outras pessoas, o que inclui academias, salas de aula ou até mesmo ônibus. Evitar ficar em ambientes fechados com outras pessoas ajuda a manter o corpo longe de micro-organismos indesejados.

Caso não seja possível evitar esses ambientes, procure manter as portas e janelas abertas para que haja uma circulação de ar e não se esqueça de sempre lavar as mãos para acabar as chances de contaminação.

Lavar o nariz todos os dias

Para muitos isso pode parecer estranho, mas o hábito de lavar o nariz diariamente traz muitas vantagens à saúde. Isso porque lavar o nariz com soro fisiológico elimina as impurezas e secreções, ajudando também a diminuir as crises de asma, bronquite e outras alergias, prevenindo ainda a amidalite, faringite e otite, ajudando também a aliviar dores de cabeça.

O correto é fazer a lavagem com soro comprado em farmácia com auxílio de um aplicador. É possível também lavar com uma mistura caseira, mas apenas em casos de emergência, nesse caso use um litro de água que tenha sido fervida e misture com uma colher de chá de sal.

Higienizar as roupas de cama

Não se esqueça de cuidar também de sua casa para prevenir as doenças respiratórias. Ácaros, fungos, poeira, bactérias e outros micro-organismos ficam mais fortes quando o ambiente não recebe uma limpeza adequada,podendo causar alergias.

Em casa existem vários objetos que muitos microrganismo usam como abrigo, o que inclui toalhas de mesa e banho, lençóis e cortinas, por essa razão evite guardar roupas molhadas e troque toalhas de mesa, banho e lençóis pelo menos uma vez por semana.

Outro meio de transmissão de bactérias e microrganismos é a toalha de rosto, principalmente quando usada por várias pessoas. Procure trocar várias vezes por semana, principalmente se estiver muito molhada.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: