Topo

Nem sempre é só resfriado! Veja sinais que podem indicar um problema maior

Comente

Ainda hoje, com toda evolução no acesso à informação, é muito comum encontrar pessoas que confundem sintomas típicos de um simples resfriado com os de outras doenças, pelo que, muitas acabam adiando a ida ao médico acreditando que logo o mal estar vai passar, simplesmente com uma bela canja ou até mesmo um chá.

O detalhe é que, diferente do que muitas pessoas pensam, nem uma gripe é uma doença tão simples assim para ser tratada em casa. Além disso, em muitos casos ela pode trazer complicações como as pneumonias, podendo até levar à hospitalização e em casos mais graves até à morte. Conheça a seguir alguns sinais que podem indicar um problema maior que um simples resfriado.

Sinais que sugerem um problema maior que um simples resfriado

Nem sempre é só resfriado! Veja sinais que podem indicar um problema maior

Náuseas, vômitos e diarreia

Normalmente, um simples resfriado não vem acompanhado de sintomas como náuseas, vômitos ou diarreia. Por isso é importante dar uma atenção especial quando esses sintomas aparecem, procurando logo um médico.

Veja também:

Isso porque o enterovírus, ou seja, um vírus que ataca o tubo gastrointestinal, podem causar esses sintomas, sendo o caso do rotavírus, ecovírus, etc. Vale destacar ainda que outros problemas também podem trazer esses sintomas, daí a importância da atenção especial ao quadro.

Febre persistente

Geralmente, os sintomas de um simples resfriado podem persistir por até sete dias. Entretanto, quando há persistência dos sintomas respiratórios por mais de quatro dias, principalmente acompanhado de febre, o ideal é procurar ajuda médica para um diagnóstico preciso. Isso porque a febre é um sinal que o corpo emite quando algo está errado.

Ter uma breve melhora dos sintomas

Se os sintomas vêm e vão por diferentes motivos, pode ser alguma complicação do resfriado. Mas também pode ser algum problema que surgiu com a fragilidade do sistema imunológico, podendo ser sinal de que a pessoa possui outra doença, quando ainda nem havia se recuperado da anterior.

Também pode acontecer de ser duas doenças diferentes, que pode ter começado uma atrás da outra, não sendo necessariamente a mesma coisa, caso isso esteja acontecendo, procure ajuda médica.

Dores no peito

Sentir dores no peito e dificuldade para respirar é um sinal de alerta que jamais deve passar despercebido. Esses sintomas são sempre sinais de alerta, independente do momento em que ocorrem. Tais sintomas sempre pedem um atendimento médico imediato para que se possa diagnosticar a causa dos mesmos.

Febre excessivamente alta

Febre alta quando surge, demanda muita atenção. Isso porque ela pode ser tanto um sinal de gripe, quanto de diversas outras doenças infecciosas, o que inclui, por exemplo, a dengue. O que muita gente não sabe, porém, é que ela não é um sistema comum em um simples resfriado. Dito isso, portanto, febre alta é um sinal de que é necessária a busca por ajuda médica.

Dor de cabeça

A dor de cabeça é um sintoma comum na gripe e em outras doenças, o que inclui, por exemplo, a sinusite. A dor de cabeça deve ser avaliada juntamente com o quadro do paciente a fim de se obter o diagnóstico correto e o tratamento adequado. Por isso mesmo, busque ficar atento aos sinais que seu corpo emite buscando ajuda especializada para seu tipo de problema.

Dores localizadas

Quando um paciente sente dor localizada, é muito importante buscar ajuda médica, principalmente quando o sintoma é algo mais grave, como dor na garganta, que pode ser sinal tanto de infecção local ou até mesmo uma amigdalite, dentre outras possibilidades que só serão diagnosticadas com a avaliação de um profissional da saúde.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: