Topo

Lista de mitos e verdades sobre o câncer traz informações úteis sobre a doença - veja

Dicas de saúde, bem estar e alimentação saudável você confere aqui no Click Grátis! Lista de mitos e verdades sobre o câncer traz informações úteis sobre a doença - veja
Publicidade
3.00 / 5 - 1
Comente

O câncer é uma doença devastadora que assombra muitas famílias ao redor do mundo. Mas apesar de já ser uma doença consideravelmente conhecida, muitas das informações existentes acerca dela na atualidade não passam de mitos, enquanto outras que de fato são verdadeiras acabam passando por vezes despercebidas da maior parte da população.

Sabendo disso, decidimos apresentar com base na opinião de profissionais na área da saúde, uma lista de fatos que desmistificam essas informações e reforçam algumas verdades relacionadas à doença. Veja!

Lista de mitos e verdades sobre o câncer traz informações úteis sobre a doença – veja

mitos-sobre-cancer

O câncer sempre é hereditário

Publicidade

Mito – a maioria dos casos de câncer é resultado de uma alteração genética adquirida ao longo da vida, que independe do histórico de saúde da família. Esse tipo de alteração só é herdado em 5% ou 10% de todos os diagnósticos de câncer. Por essa razão a doença não é necessariamente considerada hereditária.

Leia também:

Desodorante roll-on dá câncer de mama

Mito – esse é um dos maiores mitos do caso. O desodorante age apenas na superfície da pele, atingindo apenas as glândulas sudoríparas e não as glândulas mamárias.

É contagioso

Publicidade

Mito – não existe nenhum registro de câncer que possa ser transmitido de uma pessoa para outra. Entretanto, no caso de câncer de colo do útero que pode ser causado pelo vírus HPV, ele tende a ser transmissível pelo sexo vaginal ou oral.

Não ter filhos ou engravidar tarde aumenta o risco de câncer de mama e de endométrio

Verdade – mulheres que não engravidam ou que demoram muito para engravidar podem ficar expostas por um tempo maior aos hormônios estrogênio e progesterona, pelo que, os riscos de contrair câncer de mama acabam aumentando. A gravidez e a amamentação podem interromper a ação desses hormônios por um tempo.

Usar celular demais eleva o perigo de ter a doença

Mito – ainda não existe nenhum estudo científico capaz de comprovar que o uso constante de celular de fato possa exercer influência no que tange aos riscos de câncer. De acordo com Organização Mundial da Saúde, OMS pode até haver sim uma relação entre o uso do aparelho e a doença, no entanto, nada que já tenha sido comprovado.

Esquentar comida em potinhos plásticos resulta em câncer

Mito – algumas embalagens de plástico possuem uma substancia chamada BPA, que é liberada quando em contato com alta temperatura. Em contato com o organismo estima-se que essa substância aja como estrogênio, que é relacionada ao câncer de mama. No entanto, não há nenhuma prova de que essa substancia cause o câncer.

O autoexame substitui a mamografia

Mito – embora o autoexame seja de grande importância para um diagnóstico precoce, ele jamais substitui uma mamografia ou outro exame clínico. Ao observar alteração durante o autoexame a pessoa deve consultar imediatamente um mastologista. Além disso, a mamografia deve ser feita anualmente após os quarenta anos, ou até mesmo antes, no caso de o médico solicitar.

Pessoas negras não podem ter câncer de pele

Mito – qualquer pessoa pode desenvolver o câncer de pele, o que acontece é que pessoas com maior concentração de melanina, como as pessoas negras apresentam uma tendência menor em relação ao desenvolvimento de melanomas, que é o tipo mais agressivo de tumor de pele. Mas isso não deve ser desculpa para a abstinência do protetor solar.

Uma pancada pode virar um câncer mais tarde

Mito – uma batida pode se transformar em hematoma, que por sua vez pode resultar em um nódulo, mas nesses casos não há nenhuma ligação com câncer.

Homens podem desenvolver tumores nas mamas

Verdade – apesar do câncer de mama ser mais comum em mulheres, 1% dos casos de câncer de mama são diagnosticados em homens.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: