Topo

Hábitos saudáveis do dia a dia que ajudam a prevenir a obesidade infantil

Dicas de saúde e alimentação saudável para crianças e adultos, aqui no Click Grátis! Hábitos saudáveis do dia a dia que ajudam a prevenir a obesidade infantil
Publicidade
Comente

Recentemente, uma rede de fast foof anunciou que fará algumas alterações em seu cardápio para que seus alimentos se tornem mais saudáveis. Segundo as informações, o primeiro produto a sofrer o impacto dessas alterações será um dos principais lanches da marca, que terá reduzido 20% de seu valor calórico (ele tende a ficar com menos de 600 calorias).

Além disso, até onde se sabe mais da metade da porção de batatas fritas da rede deverá também ser substituída por maçã sem adição de açúcar. Os lanches terão reduzidos também o sal e o açúcar dos pães, ketchup e nuggets. E a previsão é a de que o novo cardápio entre em vigor em setembro nos Estados Unidos.

Leia também:

Publicidade

Apesar dos esforços da marca de fast food, as modificações podem não ser suficientes para que os lanches por si só sejam positivos para a dieta infantil, pelo que, cabe aos pais cuidar da alimentação dos filhos no dia a dia para que a obesidade não venha a ser um problema no futuro.

Sabendo disso, portanto, apresentamos a seguir uma lista de dicas de hábitos saudáveis que podem ser aplicados diariamente.

prevenir-obesidade-infantil

Veja os hábitos que ajudam a prevenir a obesidade infantil

  • O ideal é que a criança faça entre cinco a seis refeições por dia, sendo elas café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, todas com horários pré-estabelecidos.
  • Não é necessário proibir a criança de comer guloseimas, no entanto, esse tipo de alimento deve ser oferecido em pequenas porções e de forma controlada. E lembre-se de não deixar as guloseimas ao alcance das crianças.
  • Evite o consumo excessivo de doces, salgadinhos, refrigerantes e frituras. Se possível, limite o consumo desse tipo de alimento para apenas uma vez na semana.
  • Procure sempre ter em casa alimentos saudáveis como frutas, verduras, iogurtes, cereais matinais, saladas e sucos naturais.
  • Faça com que as refeições fracionadas virem rotina do filho. Isso ajuda a diminuir a quantidade das porções dos alimentos principais.
  • Estimule o filho a consumir salada crua. Para deixar a salada mais atrativa aos olhos do pequeno, procure adicionar kani kama, queijos magros ou atum. Outra dica é montar pratos bem coloridos e atrativos para os olhos das crianças.
  • Procure consumir mais produtos integrais, evitando o uso de refinados.
  • Evite adoçar os sucos, deixe a criança se acostumar com o sabor natural da fruta.
  • Evite usar qualquer tipo de doce ou guloseima como recompensa para o filho.
  • Evite que criança faça as refeições na frente do computador ou televisão, dessa forma ela irá se alimentar melhor prestando atenção apenas em seu prato.
  • Não insista para que a criança coma tudo o que está no prato. Caso perceba que ela está satisfeita, evite que ela repita a refeição.
  • Procure sempre elogiar seu filho, ao perceber que ele está levando a sério a mudança de hábitos.
  • Quando for comer em fast-food procure ajudar o filho a escolher uma opção mais saudável. Uma dica é incentivá-lo a pedir um suco de fruta ao invés de um refrigerante, ou uma comida japonesa no lugar de pizza ou hambúrguer. E lembre-se, de acordo com especialistas, o ideal é que a visita a redes de fast-food seja no máximo uma vez por semana.

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: