Topo

Exame para detecção de câncer de próstata passa a ser feito pelo SUS - veja

As principais notícias e novidades do Brasil e do mundo estão aqui no ClickGrátis! Exame para detecção de câncer de próstata passa a ser feito pelo SUS - veja
Publicidade
Comente

Novembro é o mês no qual as principais unidades de saúde procuram fazer campanhas que visam conscientizar a população masculina a respeito da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Conhecida como “Novembro Azul”, a mais popular das campanhas vem ganhando cada vez mais força no Brasil, seja através das redes sociais, ou mesmo através da famosa divulgação boca a boca.

Leia também:

Publicidade

Com toda essa movimentação, o Ministério da Saúde também demonstrou seu interesse no assunto, constintuindo recentemente uma nova lei que visa contribuir com a prevenção e e detecção precoce da doença. A seguir você confere os detalhes relativos à novidade. Veja!

Exame para detecção de câncer de próstata passa a ser feito pelo SUS – veja

exame-cancer-prostata-sus

Publicada nesta última quarta-feira (26) no Diário Oficial da União, a Lei 13.045, garante a todos os homens a detecção precoce do câncer de próstata pelo SUS.

Publicidade

Com a nova medida, todas as unidades de saúde serão obrigadas a realizar o exame de detecção precoce da doença, sempre que os médicos julgarem necessário.

Além disso, a lei diz que todos os profissionais de saúde devem passar por capacitação e reciclagem a fim de conhecer os avanços existentes no processo de detecção.

Vale ressaltar que, segundo dados do Inca, a doença atualmente pode ser considerada um problema da terceira idade, já que a maioria dos casos no mundo tem aparecido a partir dos 65 anos.Contudo, que ela também pode ser observada nos mais jovens.

O problema que é conhecido como um mal silencioso, apresenta sintomas discretos em seu estágio inicial, destacando-se dentre eles a dificuldade de urinar, e idas frequentes ao banheiro durante a noite.

Outros sintomas mais contundentes, podem ser observados em um estágio mais avançado da doença, estes incluem dores ósseas, infecção generalizada, sintomas urinários e insuficiência renal.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: