Topo

Esclareça 10 dúvidas comuns a respeito da saúde íntima

Comente

A saúde íntima e sexual ainda é um grande mistério para muita gente, mas com a vergonha de perguntar a profissionais da saúde, boa parte prefere tirar as dúvidas na internet, na sombra do anonimato.

E embora a consulta a um médico seja indispensável, algumas questões simples relacionadas à sexualidade podem ter respostas práticas que acabam dando uma noção básica do funcionamento da sexualidade. Para ilustrar isso, mostramos a seguir algumas respostas às perguntas mais recorrentes sobre a saúde íntima e sexualidade em geral. Veja!

Perguntas e respostas sobre sexualidade e saúde íntima

Esclareça 10 dúvidas comuns a respeito da saúde íntima

É normal sentir cólica após o sexo? O tamanho do pênis pode causar isso?

Sim, é normal que algumas mulheres sintam um pouco de cólica durante e após o sexo. Isso ocorre por causa do estímulo da musculatura do assoalho pélvico e da parede uterina. Entretanto, a mulher deve ficar atenta em relação à intensidade da dor, caso seja muito forte é necessário consultar um ginecologista para descobrir a verdadeira causa.

Além do mais, a posição na hora do ato e o tamanho do pênis, pode sim ocasionar desconforto, porém, a vagina é um órgão elástico e adaptável, logo é possivel que o casal encontre a melhor forma de sentir prazer junto.

É prejudicial ficar muito tempo sem sexo?

Não, ficar um grande periodo sem sexo não traz dano à saúde, porém, vale ressaltar que o sexo ajuda a aliviar o estresse, uma vez que o hormônio liberado na hora do sexo traz a sensação de relaxamento ao corpo. De acordo com especialistas, o corpo nao muda por ficar sem sexo, mas pode desencadear uma inibição pela insegurança de fazer algo em que se perdeu o hábito.

A mulher pode ter orgasmo durante o sono?

Sim, é possível que a mulher tenha orgasmo durante o sono, porém, isso não é algo muito comum. O que é mais comum é a mulher ter algum tipo de sonho que provoque sua inibição sexual, o que por consequência, pode levá-la a acordar excitada podendo obter orgasmo com sexo ou masturbação ao acordar.

É necessário passar a calcinha a ferro ou fervê-la para evitar doenças?

Não, não é necessário esse tipo de procedimento, porém, o grande problema é deixar a peça úmida. Usar o calor do ferro ou secador para secar a peça íntima evita que a mulher use a peça úmida, que pode ser prejudicial à saúde íntima.

É possível pegar infecção tendo relações sexuais em uma piscina ou no mar?

Sim, esse é um hábito que oferece muitos riscos a saúde íntima. Infecção na piscina pode ocorrer caso a água não tenha o devido tratamento, principalmente ao realizar o ato em locais desconhecidos. Além do mais, fazer a penetração na água com lubrificante insolúvel pode causar traumatismo nas genitais.

Leia também:

Posso deixar a calcinha secando dentro do banheiro?

Não, deixar a calcinha secando no banheiro é um péssimo hábito, uma vez que o banheiro é um local contaminado e úmido. Muitas mulheres, sem perceber, usam calcinha que aparenta estar seca, mas que ainda possui umidade. Isso favorece o surgimento de fungos, causando desequilibrio na flora vaginal. O ideal é deixar a calcinha secando ao sol ou local arejado.

Algumas posições sexuais podem causar infecções vaginais?

Não, as posições sexuais em si não podem gerar infecções, porém durante o ato sexual é possível que ocorra algum traumatismo na região íntima, podendo ser essa a porta de entrada para germes.

Vale lembrar que algumas posições podem ser incômodas para mulheres, principalmente as que possuem útero em retroversão (útero virado para trás), sendo necessário pedir ajuda a especialista para não sentir dor durante a relação.

É permitido usar lenços umedecidos diariamente na região íntima?

Sim, porém, tudo vai depender da sensibilidade da mulher. Mulheres que possuem a pele mais resistente não costumam ter problemas em usar lenço umedecido, já mulheres com pele sensível podem apresentar alergias, desconfortos locais e até infecções vulvares e vaginais.

Entretanto, vale lembrar que mesmo não aparecendo sinais de irritações, o ideal é que os lenços umedecidos sejam usados apenas em emergências, uma vez que apenas o banho garante uma higienização satisfatória.

Calça jeans pode causar corrimento? Algum modelo que deve ser evitado?

Parcialmente verdade, a causa jeans é uma peça com tecido muito grosso que não permite uma ventilação na região íntima, logo se a peça for muito apertada, pode sim causar corrimento. O ideal é usar peças que possuem o tecido mais leve, principalmente no caso de mulheres que possuem candidíase de repetição.

Ficar muito tempo de sunga ou biquíni molhados pode provocar micoses e infecções?

Sim, ir à praias ou piscinas pela manhã e passar o dia inteiro com a peça molhada pode prejudicar sua saúde íntima. Infecções por fungos são muito frequentes em pessoas que possuem esse hábito, uma vez que elas se desenvolvem em local umido, quente e abafado.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: