Topo

Emergência bucal? Veja dicas de como agir nessas circunstâncias

Comente

Por mais que a saúde bucal esteja em dia é possível que em algum momento da vida você se depare com uma emergência bucal, seja com você ou com alguém próximo, podendo ser uma queda de dente, um sangramento ou até a suspeita de quebra da mandíbula.

Diante de algo assim, o primeiro passo é manter a calma e não entrar em desespero, procurando agir de acordo com cada situação. Se ainda não sabe como agir, portanto, veja a seguir algumas dicas sobre emergência bucal.

Dicas para cuidar da saúde bucal

Emergência bucal? Veja dicas de como agir nessas circunstâncias

Como agir quando um dente cai?

Quando um dente cair, sem que esteja na hora, a primeira coisa a se fazer é colocar o dente em um copo de leite ou soro fisiológico, uma vez que estes líquidos são capazes de manter vivas as células necessárias caso queira realizar um reimplante.

Veja também:

Não se esqueça que o dente não deve ser lavado ou esfregado, dessa forma não há o risco de eliminar as células. O ideal é que tudo isso seja feito em no máximo duas horas. Pois se durar mais tempo, pode não haver sucesso no reimplante.

Como agir quando o dente quebrar?

Assim como no caso de queda do dente, pedaço grande de um dente deve ser armazenado em um copo de leite ou soro fisiológico e encaminhado ao dentista, para ser recolados em seu devido lugar. Caso o pedaço do dente quebrado não seja localizado, não esteja em bom estado ou o pedaço não seja tão grande assim, é possível fazer restaurações com resinas ou cerâmicas para deixá-lo perfeito.

Mas não se esqueça que, não importa o tamanho do pedaço, é importante fazer um controle radiográfico, para ver se houve danos à polpa do dente, podendo ser necessário fazer um tratamento de canal.

Como agir em caso de sangramento da gengiva?

Quando os sangramentos são muito abundantes, geralmente são associados a doenças graves. Por isso a indicação é ir o mais rápido possível a um pronto-socorro hospitalar. Mas quando se tratam de sangramentos mais frequentes, causados pela escovação ou uso de fio dental, isso pode ter relação com doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite.

Normalmente os sangramentos desse tipo cessam rapidamente, mesmo assim é necessário procurar um periodontista o quanto antes, a fim de fazer o tratamento indicado.

Como agir em caso de sangramento da língua ou dos lábios?

Normalmente esse tipo de sangramento acontece por acidentes com cortes. No caso de cortes pequenos, o ideal é umedecer uma gaze com água filtrada e pressionar a região a fim de controlar totalmente o sangramento. Já no caso de cortes maiores, pode ser feito o mesmo procedimento, mas a gaze deve ficar pressionada sobre a área até chegar a um serviço de emergência, para que seja realizada uma sutura por profissionais.

Como agir quando um preenchimento do dente cair?

Nesse caso o ideal é ir ao seu dentista de confiança o quanto antes. Pois se demorar a procurar ajuda de um profissional, isso pode causar a movimentação do dente em questão ou dos vizinhos, por falta de contato, podendo resultar na fratura de outras partes dos dentes e até a necessidade de tratamento de canal.

Como agir caso haja a desconfiança de quebra ou deslocamento da mandíbula?

Nesse caso o mais indicado é ir imediatamente ao pronto-socorro e procurar um profissional de emergência bucomaxilofacial. Eles irão investigar possíveis fraturas nos ossos da face por meio de radiografias e tomografias para então definir se há ou não a necessidade de cirurgia, além da indicação de exames complementares e tratamentos adequados.

Como aliviar uma dor de dente?

Nesse caso é indicado ir até um profissional para saber a causa da dor, mas se não for possível no momento, use analgésicos para controlar a dor até a intervenção profissional.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: