Topo

Dieta dos pontos: 11 dúvidas recorrentes sobre o assunto

Comente

A dieta dos pontos é uma das mais compartilhadas entre quem quer perder peso. O método se guia por uma tabela que determina a quantidade de pontos que a pessoa deve consumir no dia, de acordo com o número de cada alimento, por exemplo: se seu limite é 300 pontos ao dia, você deve consultar a tabela marcando o ponto de cada alimento que irá comer para não ultrapassar e nem faltar.

Mesmo parecendo um método simples, muitas pessoas ainda possuem dúvidas ao seguir essa dieta, por isso mostramos a seguir algumas informações encontradas sobre o assunto com base na opinião de notícias relacionadas ao bem estar. Veja!

Dúvidas comuns sobre a Dieta dos Pontos

Crianças podem fazer a dieta dos pontos?

A dieta dos pontos não é recomendada para menores de 18 anos, apenas pelo fato dos cálculos realizados não serem baseados nessa faixa etária, apenas em adultos. A explicação é a de que uma criança não atingiria a necessidade energética e nutricional indicada nas recomendações, pois, possuem uma recomendação nutricional bem diferente da dos adultos.

Pessoas vegetarianas podem fazer a dieta dos pontos?

Informações difundidas na web sugerem que sim, uma vez que ela não têm uma recomendação “fechada” em relação aos alimentos. A dieta dos pontos conta com uma alimentação geral saudável, ou seja, não possui cardápios específicos para uma alimentação vegetariana, por exemplo.

Mas para adequar a Dieta dos Pontos ao estilo de vida e necessidade, pode ser válido acrescentar alimentos que consome normalmente em seu cotidiano.

Vale dizer então, que uma dieta vegetariana necessita de quantidades e recomendações específicas de nutrientes, por essa razão é importante um acompanhamento de nutricionista para prevenir desequilíbrios nutricionais.

A dieta dos pontos realmente funciona para qualquer pessoa?

O resultado desejado da dieta dos pontos irá depender de cada pessoa, organismo e adaptação. Lembrando que trata-se de um método de organização alimentar com uma determinada restrição necessária à perda de peso. Para resultado sem risco é importante a orientação de um nutricionista durante todo o processo.

Há alguma contraindicação para fazer a dieta dos pontos?

Essa dieta não possui contraindicação, exceto em relação a menores, porém, o indivíduo deve se adaptar à dieta de acordo com a recomendação do nutricionista e também de seu médico, caso necessário.

Posso fazer a dieta dos pontos mesmo estando grávida?

A dieta dos pontos não é recomendada para gestantes nem lactantes, pois o foco dessa dieta é a perda de peso, o que pressupõe uma restrição calórica. Nesta fase da vida, portanto, não é adequado à mulher ter uma dieta restritiva, pois aumentam-se as necessidades nutricionais.

Por isso é fundamental adaptar a alimentação desta fase com um profissional nutricionista e realizar o pré-natal com um médico especialista.

Leia também:

Como faço a dieta dos pontos?

A dieta dos pontos se baseia na representação das calorias e nutrientes consumidos através de pontos. A ideia do método é seguir a pontuação indicada através da quantidade e qualidade dos alimentos que geram essa pontuação. No entanto, antes de iniciar e durante a realização de qualquer método para perda de peso, é fundamental acompanhamento de um nutricionista.

Quantos pontos eu posso consumir diariamente com a dieta dos pontos?

Com a dieta dos pontos, a pontuação será indicada de acordo com os dados antropométricos dos indivíduos como por exemplo, seu peso e altura.

Onde eu posso encontrar um cardápio para a dieta dos pontos?

Com esse método não é recomendado seguir um cardápio “pronto” para perda de peso. O ideal é adequar o método de acordo com a dieta que seu nutricionista vai recomendar.

Quantos quilos eu consigo emagrecer semanalmente fazendo a dieta dos pontos?

A perda de peso com esse método irá depender de cada organismo. Normalmente a média de perda de peso dentro de uma dieta dos pontos é de 1 kg por semana, ou seja, 4 kg por mês. Mas esta média pode variar de pessoa para pessoa, podendo ser tanto para menos quanto para mais.

Mais uma vez lembramos que, independente do método escolhido para emagrecimento, deve haver acompanhamento de um nutricionista.

Quantas calorias uma pessoa que faz a dieta dos pontos pode consumir?

As calorias dentro desse método de dieta dos pontos estão relacionadas com a pontuação sugerida para cada um, ou seja, pode variar de acordo com a pessoa e fatores como peso e altura.

Quais são os alimentos da dieta dos pontos?

Os alimentos sugeridos na dieta dos pontos são baseados nos grupos alimentares do Guia Alimentar para a População Brasileira. Porém, o método da dieta dos pontos inclui todos os alimentos, incentivando o consumo de alimentos que colaboram com a melhoria da qualidade de vida.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: