Topo

Desodorantes antitranspirantes fazem mal à saúde?

Comente

Muita gente sabe que os desodorantes transpirantes podem causar sérios riscos à saúde, incluindo até câncer de mama, porém ninguém sabe ao certo se essas informações são, de fato verídicas. Apesar disso, os desodorantes continuam sendo um dos itens mais utilizado pela população inteira, afinal, é difícil passar um dia inteiro sem transpirar.

Vale lembrar que há uma diferença entre desodorante e antitranspirantes, enquanto os desodorantes têm duração limitada em algumas horas e apenas mascaram os odores corporais com suas fragrâncias, os antitranspirantes contem alumínio (justamente o ingrediente considerado perigoso à saúde) em sua composição e estão focados em reduzir a transpiração, bloqueando os dutos que liberam o suor temporariamente.

Desodorantes antitranspirantes fazem mal à saúde?

Antitranspirantes e câncer

Alguns estudos nos últimos anos teorizaram que os antitranspirantes à base de alumínio podem aumentar o risco de câncer de mama. De acordo com os autores desses estudos, a maioria dos cânceres de mama se desenvolve na parte superior do peito - a área mais próxima da axila, onde é aplicado o antitranspirante. Os estudos sugerem que produtos químicos em antitranspirantes, incluindo o alumínio, são absorvidos na pele, particularmente quando a pele é cortada durante o barbear. Estes estudos afirmam que esses produtos químicos podem então interagir com o DNA e levar a mudanças cancerosas nas células, ou interferir com a ação do hormônio hormônio feminino, que é conhecido por influenciar o crescimento de células de câncer de mama.

Antitranspirantes e doença renal

Veja também:

As preocupações com antitranspirantes e doenças renais foram primeiro levantadas há muitos anos, quando os pacientes em diálise receberam um medicamento chamado hidróxido de alumínio para ajudar a controlar níveis altos de fósforo em seu sangue. Como seus rins não estavam funcionando adequadamente, seus corpos não podiam remover o alumínio suficientemente rápido e começou a se acumular. Os cientistas perceberam que pacientes com diálise que apresentavam esses altos níveis de alumínio eram mais propensos a desenvolver demência.

saiba se o desodorante faz mal à saúde

Apesar destes estudos, não há ainda nenhuma comprovação de que o alumínio realmente possa causar problemas de saúde. Na realidade, os antitranspirantes tem efeito sobre os microrganismos da pele sim — e é justamente por isso que nós os usamos, para contornar os odores resultantes da interação de bactérias com o suor. 

Embora a evidência não suporte uma conexão entre antitranspirantes e doenças como o câncer, se você ainda está preocupado com seu uso, é aconselhável a leitura dos rótulos dos produtos para que você aprenda sobre os ingredientes que eles contêm.

Se você prefere ser in natura, também pode tentar uma alternativa de antitranspirante sem alumínio, ou mesmo esfregar itens da sua cozinha - como chá ou limão - sob seus braços. Apenas fique avisado: os aromas e manchas molhadas resultantes podem fazer com que seus amigos se afastem por conta do seu odor!




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: